DA LOUSA AO TABLET: EXPLORANDO A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Tecnologia educacional, Metodologias AtivasResumo
Este estudo se propõe estudar duas práticas pedagógicas que têm sido incorporadas ao ensino da matemática no Brasil nos últimos anos. Iremos investigar a evolução dessas ferramentas, destacando como elas influenciaram a maneira como o conhecimento matemático é transmitido e adquirido. O foco principal estará em como os recursos digitais impulsionaram o surgimento e a consolidação de metodologias de ensino interativas e dinâmicas, oferecendo aos estudantes experiências de aprendizagem mais envolventes e personalizadas. Essa reflexão é fundamental para inspirar a criação de abordagens educacionais mais cativantes e métodos de ensino mais envolventes, buscando aperfeiçoar o aprendizado e o ensino da matemática. Ao compreendermos as nuances dessas transformações, estaremos mais preparados para construir um futuro onde a tecnologia atue como aliada fundamental na preparação dos alunos para os desafios que se apresentam.
Referências
ALVES, U. G.; ROQUE, S. M.; CARMO, I. R.; NASCIMENTO, V. P. S.; PONDÉ, I. V.; SILVA, J. T. B. Metodologias ativas: docência com inteligência artificial. RECIMA21 Revista Científica Multidisciplina, v. 4, n. 7, p. e473535, 2023. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3535
BASILAIA, G.; KVAVADZE, D. Transition to online education in schools during a SARS-CoV-2 coronavirus (COVID-19) pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n. 4, p. 1-9, 2020. https://eric.ed.gov/?id=EJ1263561
BUTTERWORTH, B.; VARMA, S.; LAURILLARD, D. Dyscalculia: From brain to education. Science, v. 332, n. 6033, p. 1049-1053, 2011. https://doi.org/10.1126/science.1201536
CNN BRASIL. Governo de SP anuncia projeto piloto com inteligência artificial na educação. CNN Brasil, 2024. https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/governo-de-sp-anuncia-projeto-piloto-com-inteligencia-artificial-na-educacao/
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. A plataforma Khan Academy no ensino de matemática. Interfaces da Educação, v. 12, n. 35, p. 301-323, 2021. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4775
GANARAJ, K.; ASHWINI, C. S.; RAJATHA; SHETTY, S.; BABITHA. A review of the COVID19 pandemic impact on higher education globally. In: Global higher education and the COVID-19 pandemic. [S.l.]: Apple Academic Press, 2023. p. 259–271. https://doi.org/10.1201/9781003328582-16
GÜNHAN, B. C.; AÇAN, H. The effect of using dynamic geometry software on the success of geometry: A metaanalysis study. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education (TURCOMAT), v. 7, n. 1, p. 01–23, 2016. https://turcomat.org/index.php/turkbilmat/article/view/102
HODGES, C. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
HOHENWARTER, M. GeoGebra: Ein Softwaresystem für dynamische Geometrie und Algebra der Ebene. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática) - University of Salzburg, Salzburgo, 2002. https://uni-salzburg.elsevierpure.com/en/publications/geogebra-ein-softwaresystem-f%C3%BCr-dynamische-geometrie-und-algebra-
HOHENWARTER, M.; LAVICZ, J.; PREINER, J. Introducing dynamic mathematics with GeoGebra. 1. ed. Berlim: Springer, 2008. https://eric.ed.gov/?id=EJ858171
LIMA, M. G.; ROCHA, A. A. S. As tecnologias digitais no ensino de matemática. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 8, n. 5, p. 729–739, 2022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5513
MARTINS, A. A. P.; LUCENA, I. C. R.; SILVA, M. F. V.; SILVA, F. H. S. Jogos digitais no ensino da matemática: estado do conhecimento (2016 - 2021). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 12, p. e24011, 2024. https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16128
MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351-364, 2020. https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
NOGUEIRA, C. A.; NERY, É. S. S.; BRAGA, M. D. Formação continuada de professores de matemática: um olhar para as metodologias ativas nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 90–111, 2020. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12654
PINTO, M.; LEITE, C. Digital technologies in support of students learning in Higher Education: Literature review. Digital Education Review, n. 37, p. 343–360, 2020. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1301647.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.