SEMEAR CONSCIÊNCIA PARA COLHER FUTURO
ALVORECER DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2234Palavras-chave:
Cidadania, Meio Ambiente, Ensino Fundamental.Resumo
As escolas desempenham um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e preparados cientificamente, incumbidas de fomentar um conjunto de conhecimentos, competências e valores que promovam uma interação responsável com o meio ambiente. Neste contexto, a educação infantil e as séries iniciais apresentam-se como momentos oportunos para o estabelecimento de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento de posturas ambientalmente responsáveis entre os estudantes. Este estudo teve como foco avaliar a percepção sobre a degradação ambiental entre alunos do 7º ano do ensino fundamental, explorando tanto abordagens quantitativas, por meio de revisões teóricas em literatura especializada, quanto qualitativas, através da realização de grupos focais com os estudantes. O objetivo foi entender melhor suas concepções e ações em favor do meio ambiente. A análise dos dados coletados revelou insights significativos sobre a práxis dos alunos em relação ao seu papel ativo e crítico na sociedade frente aos desafios ambientais. Este trabalho sublinha a importância de iniciativas educacionais que equipem os jovens com a capacidade de compreender e agir conscientemente em relação às questões ambientais, enfatizando o papel estratégico da educação nas séries iniciais como alicerce para a construção de uma sociedade mais sustentável e menos vulnerável aos riscos ambientais.
Referências
BARBOSA, Rita de Cássia Martins. O papel da educação ambiental na escola. Disponível em . Acesso em 14/01/2009.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? 5. ed. São Paulo: Papirus, 2000.
LOUREIRO. F.B, et al. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3º. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Racionalidade ambiental. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MENDONÇA, Francisco, et all. Climatologia. In: tópicos especiais em climatologia. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
PARDO, Maria Benedita Lima. Princípios da educação: planejamento de ensino. Ribeirão Preto: Culto a ciência, 1997.
PESSOA, Gustavo Pereira; BRAGA, Rosalina Batista. Educação Ambiental escolar e qualidade de vida: desafios e possibilidades. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental/ Revista do PPGEA/FURG-RS, ISSN 1517-1256, v. 24, Janeiro a Julho de 2010. Disponível em < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3882>. Acesso em: 04 de fevereiro de 2024.
TAMIDJIAN, James Onnig. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreensão do espaço.In: Quadro ambiental do planeta. São Paulo: FTD, 2004.
VESENTINI, J. William, et all. Geografia Crítica. 31º. ed. São Paulo: Ártica, 2004.
ZANIRATO, Silvia Helena. Desafios para a conservação do patrimônio da humanidade diante das mudanças climáticas. Disponível em < www.ub.es/geocrit/xcol/378.htm>, acesso em 20 de fevereiro de 2024, Barcelona.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.