A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS

Autores

  • Patrícia Bernardo Villela Ávila Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcela de Souza Alves Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160

Palavras-chave:

Ciências, Evolução, Educação Básica, Ensino Fundamental

Resumo

Resumo: A evolução é considerada como o eixo norteador da Biologia pela maioria dos autores devido ser um estudo integrador e norteador de várias teorias, por isso, seu ensino se torna fundamental para que os estudantes tenham compreensão absoluta sobre os conceitos evolutivos. Propondo alternativas para o aprimoramento do ensino de Ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construído ainda na educação básica, conhecimentos em Ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos; esta pesquisa tem como objetivo investigar conhecimento sobre conceitos evolutivos. A pesquisa, de cunho quantitativo e do tipo exploratória, realizada por uma estudante, utilizou como fonte de dados um questionário do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas e aplicado a estudantes em três turmas de sétimo ano do ensino fundamental de duas unidades escolares, uma na rede municipal e outra na rede estadual, no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos numericamente foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos elaborados no programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados.  Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos.

Biografia do Autor

Patrícia Bernardo Villela Ávila, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Patrícia S B V de Ávila.
Graduada em Biologia | UFRJ, Professora de Ciências e Biologia,  Mestra em Educação e Ciências | UFRRJ

Marcela de Souza Alves, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Atualmente Doutora em Ciências com ênfase em Química Biológica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no laboratório de Plantas Aromáticas e Medicinais. Concluiu o mestrado na mesma instituição (2015) , especialista em Educação Básica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro foi professora substituta da disciplina de Biologia do CEFET uned Petrópolis e atuante como professora Docente I pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Em 2017, ingressou como tutora presencial do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD/CEDERJ pela UFRJ, nas disciplinas de Biologia Celular, Instrumentação ao Ensino de Ciências, Corpo Humano e a orienta alunos em Trabalho de Conclusão de Curso.Durante o mestrado desenvolveu estudos com enzimas do processo de detoxificação e caracterização de lipídios neutros de inseto-praga do grão armazenado. Analisou o perfil químico do óleo essencial de plantas medicinais e sua toxicidade no controle de pragas agrícolas. Durante o doutorado avaliou o perfil metabólico de inseto-praga através da análise por CG-EM, o teor germinativo de grãos submetidos à tratamento alternativo, sua toxicidade ao longo do armazenamento, e sobre fungos fitopatogênicos, e modelo celular similar à célula eucariótica (levedura), parâmetros que tornam o óleo essencial de capim-limão um potencial fumigante para o controle de insetos-pragas de grãos armazenados e fungos oportunistas.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Bernardo Villela Ávila, P., & de Souza Alves, M. (2024). A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 3(3). https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160