A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE TEORIAS EVOLUTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v3i3.2160Palavras-chave:
Ciências, Evolução, Educação Básica, Ensino FundamentalResumo
Resumo: A evolução é considerada como o eixo norteador da Biologia pela maioria dos autores devido ser um estudo integrador e norteador de várias teorias, por isso, seu ensino se torna fundamental para que os estudantes tenham compreensão absoluta sobre os conceitos evolutivos. Propondo alternativas para o aprimoramento do ensino de Ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construído ainda na educação básica, conhecimentos em Ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos; esta pesquisa tem como objetivo investigar conhecimento sobre conceitos evolutivos. A pesquisa, de cunho quantitativo e do tipo exploratória, realizada por uma estudante, utilizou como fonte de dados um questionário do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas e aplicado a estudantes em três turmas de sétimo ano do ensino fundamental de duas unidades escolares, uma na rede municipal e outra na rede estadual, no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos numericamente foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos elaborados no programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados. Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos.
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