ABORDAGENS FISIOTERAPÊUTICAS NO AUTISMO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PROTOCOLOS DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2115

Palavras-chave:

Autismo; Habilidades Motoras; Atividade Física; Desenvolvimento Motor; Fisioterapia.

Resumo

O autismo é pertencente aos transtornos do neurodesenvolvimento, com sinais clínicos heterogêneos, um dos sinais mais evidentes é a dificuldade na interação social, sendo classificados como verbais ou não-verbais. O autismo é um transtorno genético, possuindo grande herdabilidade, estima-se que seja cerca de 90%, ainda, possui uma combinação heterogeneidade fenotípica. Observamos que o papel da Fisioterapia é de extrema importância com abordagens voltadas para o desenvolvimento motor e ativação de áreas responsáveis pela concentração e interação social, diante disto, o objetivo geral foi identificar quais intervenções fisioterapêuticas estão sendo mais utilizadas no tratamento de crianças com autismo. Estudo caracterizado como revisão sistemática da literatura do tipo exploratória, retrospectiva, descritiva e quali-quantitativa, com critérios de inclusão e exclusão delimitados, utilizado para avaliação e seleção dos artigos a Escala PEDro®. Observamos que, exercícios multimodais e aeróbicos auxiliam no padrão de marcha, os treinamentos físicos combinados auxiliam nas habilidades sociais e na diminuição de comportamentos estereotipados, ainda, foi observado que estes programas auxiliam na melhora dos indicadores metabólicos, observamos que os protocolos de intervenção foram em sua maior parte de 12 semanas. Em virtude dos fatos mencionados, observamos que a Fisioterapia possui uma ampla abordagem terapêutica em crianças com TEA, melhorando seu desenvolvimento motor, cognitivo, integração social e independência funcional, levando a melhorar sua qualidade de vida.

Referências

ANDRADE, Mariana Pereira de; PEREIRA, Eveline Torres. Autismo e integração sensorial: a intervenção psicomotora como um instrumento facilitador no atendimento de crianças e adolescentes autistas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, 2012.

AZEVEDO, Anderson; GUSMÃO, Mayra. A importância da fisioterapia motora no acompanhamento de crianças autistas. Revista Eletrônica Atualiza Saúde, v. 2, n. 2, p. 76-83, jan/jun. 2016.

BALBINO, Elisa Maria Santos et al. O aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, p. 1593-1605, jan/mar. 2021. Doi: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1605. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1663

BASS, Margaret M; DUCHOWNY, Catarina A; LIabre, Maria M. O efeito da equitação terapêutica no funcionamento social de crianças com autismo. Jornal de Autismo e Transtornos do Desenvolvimento, v. 39, n. 9, p. 1261-1267, abr. 2009. Doi: https://doi.org/10.1007/s10803-009-0734-3. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-009-0734-3

CERQUEIRA, Tainan Caren da Cruz et al. Atuação da equoterapia no Transtorno do Espectro Autista. Revista Ciências e Conhecimento, v. 13, n. 2, p. 65. 2019. Disponível em: https://openurl.ebsco.com/EPDB%3Agcd%3A3%3A14962227/detailv2?sid=ebsco%3Aplink%3Ascholar&id=ebsco%3Agcd%3A145982653&crl=c. Acesso em: 26 dez. 2023.

CHEUK, Daniel KL; WONG, Virgínia; Chen, Wen Xiong. Acupuntura para transtornos do espectro do autismo (TEA). Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 9, p. 1-78. 2011. Doi: https://doi.org/10.1002/14651858.CD007849.pub2. DOI: https://doi.org/10.1002/14651858.CD007849.pub2

COLUNA, Luís et al. Um ensaio de viabilidade randomizado de uma intervenção mediada pelos pais em habilidades motoras fundamentais para crianças com transtornos do espectro do autismo. Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, v. 18, n. 23, p. 123-198, nov. 2021. Doi: https://doi.org/10.3390/ijerph182312398. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182312398

COSTA, Lanna Cristina Campos da; LIVRAMENTO, Rosileide Alves. Atuação da Fisioterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com (TEA): revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 3114-3127. 2023. Doi: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p3114-3127. DOI: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p3114-3127

DEHGHANI, Mahrokh et al. Efeitos de um programa de exercícios multimodais de 8 semanas nas forças de reação do solo e pressão plantar durante caminhada em meninos com transtorno do espectro do autismo. BMC Part of Springer Nature, v. 24, n. 1. mar. 2023. Doi: https://doi.org/10.1186/s13063-023-07158-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s13063-023-07158-7

DUMS, Willian. A indicação da Fisioterapia motora em indivíduos com transtorno do espectro autista. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 13, n. 1, p. 1-12, nov. 2023. Doi: https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1923. DOI: https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1923

FERREIRA, Jackeline Tuan Costa et al. Efeitos da Fisioterapia em crianças autistas: estudo de séries de casos. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 16, n. 2, p. 24-32. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160004. DOI: https://doi.org/10.5935/1809-4139.20160004

GUPTA, Abha R; STATE, Matthew W. Autismo: genética. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. 1, p. 29-38, mai. 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500005

HAGHIGHI, Amir Hossein et al. Estratégias combinadas de treinamento físico melhoram a aptidão física, o comportamento e as habilidades sociais de crianças autistas. Jornal de Autismo e Transtornos do Desenvolvimento, v. 53, n. 11, p. 4271-4279. nov. 2023. Doi: https://doi.org/10.1007/s10803-022-05731-8. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-022-05731-8

REIS, Isaías Jorge Miguel dos; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz. Prevalência e Etiologia de Transtornos do Espectro do Autismo. 2019. Dissertação (Mestrado Integrado em Medicina). Universidade de Beira Interior. Covilhã, 2019.

KRÜGER, Gabriele Radünz et al. O efeito de um programa de atividades rítmicas na interação social e na coordenação motora em crianças com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 23. p. 1-5. 2018. Doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0046. DOI: https://doi.org/10.12820/Rbafs.23e0046

KUSUMINGSIH, Dewi; DARMAYANTI, Rani; LATIPUN, Latipun. Mendeley Software melhora a escrita científica dosalunos: Orientação e treinamento. Jurnal Inovasi e Pengembangan Hasil Pengabdian Masyarakat, v. 2, n. 1, p. 1-7. 2024. Doi: https://doi.org/10.61650/jip-dimas.v2i1.297. DOI: https://doi.org/10.61650/jip-dimas.v2i1.297

MARCIÃO, Lucas Gabriel de Araújo et al. A importância da fisioterapia no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. 1-6, mai. 2023. Doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14952. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14952

OLIVEIRA, Gilca Dantas; ANDRADE, Priscila Almeida. A Acupuntura Sob a Ótica das Publicações Científicas do Instituto Cochrane. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

RIBEIRO, Fernando de Oliveira et al. Os efeitos da equoterapia em crianças com autismo. Revista Fisioterapia Brasil, v. 20, n. 5, p. 684. 2019. Doi: https://doi.org/10.33233/fb.v20i5.2703. DOI: https://doi.org/10.33233/fb.v20i5.2703

ROEVER, Leonardo. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Revista da Sociedade Brasileira de clínica médica, v. 15, n. 2, abr/jun. 2017. Disponível em: https://www.sbcm.org.br/ojs3/index.php/rsbcm/issue/view/17. Acesso em: 26 dez. 2023.

SANSI, Ahmet Sansi; NALBANT, Sibel; OZER, Dilara. Efeitos de um Programa de Atividade Física Inclusiva nas Habilidades Motoras, Habilidades Sociais e Atitudes de Alunos com e sem Transtorno do Espectro Autista. Jornal de Autismo e Transtornos do Desenvolvimento, v. 57, n. 7, p. 2254-2270, jul. 2021. Doi: https://doi.org/10.1007/s10803-020-04693-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-020-04693-z

SANTOS, Gislainne Thaice da Silva; MASCARENHAS, Millena Santana; OLIVEIRA, Erik Cunha de. A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 21, n. 1, p. 129-143, jan/jun. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p129-143.

SILVA, Lorrane Ramos da; VILARINHO, Kauara. O impacto da intervenção fisioterapêutica em crianças com autismo. Revista Saúde dos Vales, v. 1, n. 1. 2022. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/181. Acesso em: 28 dez. 2023.

TOSCANO, Cristiane VA; CARVALHO, Humberto; FERREIRA, José P. Efeitos do exercício para crianças com transtorno do espectro do autismo: saúde metabólica, características autistas e qualidade de vida. Habilidades Perceptuais e Motoras, v. 125, n. 1, p. 126-146, fev. 2017. Doi: https://doi.org/10.1177/0031512517743823. DOI: https://doi.org/10.1177/0031512517743823

TSE, Andy Cy. Breve relatório: Impacto de uma intervenção de exercício físico na regulação emocional e no funcionamento comportamental em crianças com transtorno do espectro do autismo. Jornal de Autismo e Transtornos do Desenvolvimento, v. 50, n. 11, p. 4191-4198, nov. 2020. Doi: https://doi.org/10.1007/s10803-020-04418-2. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-020-04418-2

TSE, Andy Cy et al. Efeitos do exercício no sono, nível de melatonina e funcionamento comportamental em crianças com autismo. Jornal Autismo, v. 26, n. 7, p. 1712-1722, jan. 2022. Doi: https://doi.org/10.1177/13623613211062952. DOI: https://doi.org/10.1177/13623613211062952

WONG, Virgínia CN; CHEN, Wen Xiong. Ensaio controlado randomizado de eletroacupuntura para transtorno do espectro do autismo. Alternative Medicine Review, v. 15, n. 2, p. 136-146, jul. 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20806998/. Acesso em: 28 dez. 2023.

ZILBOVICIUS, Mônica; MERESSE, Isabelle; BODDAERT, Nathalie. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28. n. 1, p. 1-8. 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500004

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Dums, W. (2024). ABORDAGENS FISIOTERAPÊUTICAS NO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PROTOCOLOS DE INTERVENÇÃO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.2115