A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA E AS MANOBRAS EM PROL DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v14i1.1866Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação à Distância. Administração. Pedagogia. Coordenação de Cursos. WhatsApp.Resumo
Este estudo teve como objetivo geral analisar os desafios e importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem junto aos cursos de Administração e Pedagogia na modalidade de Ensino à distância (EAD) durante a pandemia e pós seu período de isolamento social, identificando os entraves gerados pelas limitações tecnológicas de manuseio. A pesquisa foi conduzida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo a análise de dados obtidos por meio da participação dos autores na Instituição de Ensino Superior IES, e através de pesquisas bibliográficas de livros, metodologias de ensino e artigos científicos. Os principais resultados obtidos demonstraram que as TICs desempenham um papel fundamental na condução remota de 85 polos de EAD, através da interação do aluno com a plataforma AVA (ambiente, virtual de aprendizagem), que possibilitou atingir fluidez e agilidade na realização das atividades propostas e interação dos alunos com os conteúdos curriculares dos cursos. Outro aspeto de interesse para a pesquisa é a combinação de aulas remotas e encontros presenciais com tutores no pós-pandemia, que se mostrou essencial para proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos. Em conclusão, pode-se asseverar que as TICs desempenham um papel crucial no ensino à distância, especialmente durante a pandemia e atualmente não menos importante, segue-se com ensino híbrido, Inteligência Artificial, meta verso, etc, agregando cada vez mais recurso inovadores como aliados no trabalho pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
Referências
ANDRADE, Marta Cardoso. WhatsApp é o novo “queridinho” da Comunicação Mercadológica
ou é da Comunicação Organizacional?. Dito Efeito-Revista de Comunicação da UTFPR, v.
, n. 20, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s16022-021-0192-4
ANDRADE, Sidinei; et al. Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de
Informação e Comunicação. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11119-e11119,
Moran, J., & Mattar, J. (1ª edição São Paulo 2023). Diálogos sobre Educação Híbrida e
Digital. Editora:Artesanato Educacional, 2023. v. 52. DOI: https://doi.org/10.4151/07189729-Vol.52-Iss.2-Art.194
JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação
a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da
educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7,
p. e521974299-e521974299, 2020.
KROETZ, Ketlin; OZELAME, Diego Machado. A proliferação da educação a distância:
problematizando alguns discursos. Ensino em Perspectivas, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2023.
Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.14, 2023
ISSN 2178-6925
OLIVEIRA, Nathan Peixoto; et al. A evolução da universidade no contexto do ensino a distância
e das TICs. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 201-215, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24378
OLIVEIRA, Emerson Roberto de; NASCIMENTO, Cinara Ourique do. Os novos desafios da
educação a distância no Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and
Technological, v. 7, n. 1, p. 512-524, 2020.
PEREIRA, Fernanda de Fátima Fernandes; FORTUNA, Daniele Ribeiro; SILVA, Renato da.
Sociabilidade em tempos de quarentena: o WhatsApp como ferramenta de interação social
durante a pandemia de COVID-19. Travessias, v. 15, n. 2, p. 404-422, 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27349
Tori, R. (3ª edição, São Paulo 2022). Educação sem Distância: Mídias e Tecnologias na
Educação a Distância, no Ensino Híbrido e na Sala de Aula. Editora: Artesanato
Educacional, 2023.
ROTHEN, José Carlos; NÓBREGA, Evangelita Carvalho da; OLIVEIRA, Ivan dos Santos. Aulas
remotas em tempo emergente: Relato de experiência com a turma “Avaliação Institucional da
Educação” na UFSCar. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 29, 2020.
SANTOS, João Alberto Neves dos; et al. Avaliação do Ensino Remoto Emergencial: A
Percepção dos Professores da Universidade. Revista Interacções, v. 19, n. 66, p. 1-28, 2023.
SANTOS, Edvania Cordeiro dos; SANTOS, Rayssa Feitoza Felix dos. WhatsApp como
ferramenta de comunicação entre professores e alunos em tempos de aulas remotas: uso e
suas implicações. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 10,
SOUZA, Sonia Maria da Fonseca; et al. Os encontros e desencontros do ensino presencial, a
distância e remoto em tempos de covid-19. Revista Transformar, v. 14, n. 2, p. 40-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2664
TEIXEIRA JUNIOR, Nadir; MEIRA, Aline Fátima de. Educação a distância no Brasil e suas
tendências para os próximos anos. Cadernos Acadêmicos Unina, v. 3, n. 1, 2023.
TOSO, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; et al. Abordagem sobre Interdisciplinaridade em
saúde na pós-graduação em tempos de pandemia: experiência de atividade remota e
síncrona. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.