FILOSOFIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

O DESPERTAR DE UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO

Autores

  • Mateus de Melo Fernandes Escola Estadual Hermenegildo Vilaça
  • Marcela de Melo Fernandes Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2556

Palavras-chave:

Escola; Filosofia; Pensamento Crítico; Pensamento Reflexivo.

Resumo

A dinâmica do devir, refletida de modo especial na contemporaneidade, impacta o processo educacional que se vê diante de novos desafios essenciais para o estabelecimento de seus objetivos e práticas. Este artigo objetiva verificar a necessidade de uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na escola contemporânea e na sala de aula de forma construtiva e reflexiva, de modo que os resultados impactem no “modus vivendi” dos estudantes e produzam resultados em sua vida, comunidade escolar e sociedade. A metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográfica exploratória, através de autores renomados como Aranha, Kant e Arendt. Com esta investigação podemos concluir, que o ensino de Filosofia assume um papel vital na formação de cidadãos conscientes e atuantes, capazes de promover mudanças positivas em suas vidas e na sociedade como um todo.

 

Palavras-chave:  Escola; Filosofia; Pensamento Crítico; Pensamento Reflexivo.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Mateus de Melo Fernandes, & de Melo Fernandes, M. (2024). FILOSOFIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: O DESPERTAR DE UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 6(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2556