A GAMIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE PARTICIPAÇÃO E INCENTIVO NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Francielle Garcia Campanha Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3494

Palabras clave:

Gamificação, Aprendizagem, Educação online.

Resumen

A gamificação tem potencializado a produção de experiências e estudos em vários campos, incluindo marketing, treinamentos empresariais e na Educação, que é o objetivo deste artigo. Neste tópico, discutiremos perspectivas teóricas com o objetivo de evidenciar que a aplicação de elementos de gamificação em atividades de aprendizado pode aumentar o envolvimento e a motivação em atividades educacionais. Para tal, foram escolhidos estudos bibliográficos e exemplos de vivências reais que abordam o tema, realizando uma análise crítica relevante ao tema. Notou-se uma escassez de literatura sobre o assunto, bem como que a gamificação é frequentemente vista como um jogo, devido à sua origem no design de jogos. É evidente que, para compreender o uso da gamificação, devemos primeiramente compreender o conceito de jogo e suas funções, para então definir sua utilidade e aplicabilidade no âmbito educacional.

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Publicado

2025-01-30

Cómo citar

Garcia Campanha, F. . (2025). A GAMIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE PARTICIPAÇÃO E INCENTIVO NA EDUCAÇÃO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3494