AS EMOÇÕES E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.3468Palabras clave:
Emoções; TEA; Professores em Formação; Inclusão; Percepção.Resumen
Este estudo analisa como professores em formação percebem as emoções de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de promover uma inclusão escolar mais empática e segura. A compreensão das emoções é essencial na Educação Inclusiva, pois capacita os professores a atenderem melhor às necessidades socioemocionais dos alunos autistas. Com o aumento da inclusão de estudantes neurodivergentes em classes regulares, torna-se crucial preparar futuros docentes para lidar com essa diversidade, fortalecendo a empatia e beneficiando a comunidade escolar. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica, utilizando fontes como Google Acadêmico, Scielo e Plataforma CAPES, com foco nas emoções, cognição e comportamentos no TEA, numa perspectiva neurobiológica. Também foi revisado o estado da arte sobre a percepção de professores sobre as emoções no autismo, considerando publicações a partir de 2013, após a Lei nº 12.764/2012, que garante o direito dos autistas à educação regular. Adicionalmente, realizou-se uma Pesquisa de Campo com 18 estudantes de Ciências Biológicas da UERJ/FFP, que responderam a um questionário via Google Forms. Os dados qualitativos indicaram que os professores em formação enfrentam desafios na identificação e compreensão das emoções de alunos com TEA, evidenciando uma lacuna na formação para lidar com essas complexidades emocionais. Esse resultado ressalta a necessidade de reformular os currículos de formação docente, incluindo módulos sobre reconhecimento emocional e manejo de interações sociais, principalmente na perspectiva inclusiva. O estudo busca inspirar práticas pedagógicas e políticas de capacitação, promovendo um ambiente escolar inclusivo e emocionalmente seguro para todos os envolvidos.
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