AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL COM INSTRUMENTOS NÃO VALIDADOS SOBRE O OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL.

Autores/as

  • Noelle Pedroza Silva Rodrigues Ferreira Instituto Superior da AFAC
  • Katia Nascimento da Rosa Instituto Superior da AFAC
  • Eliane Severo da Silva Fernandes Instituto Superior da AFAC
  • Elenice Aparecida Koguta Instituto Superior da AFAC
  • Patrícia Valesca Ferreira Chaves Instituto Superior da AFAC
  • Elisa Cressoni Martini Instituto Superior da AFAC

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3461

Palabras clave:

terapia ocupacional; sistema sensorial; cognição; transtorno do espectro autista; avaliação em saúde.

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. A terapia ocupacional é fundamental para apoiar o desenvolvimento de indivíduos, focando na promoção da independência e na participação em atividades diárias. A abordagem de integração sensorial ajuda a regular as respostas sensoriais, permitindo melhor adaptação ao ambiente e maior autonomia. A avaliação não padronizada da integração sensorial combina observações clínicas com escalas padronizadas, visam diagnóstico abrangente e plano de intervenção personalizado. O estudo tem por objetivo, identificar necessidades específicas das crianças por meio de avaliação não padronizada e desenvolver intervenções personalizadas que atendam às suas alterações sensoriais. Trata-se de metodologia qualitativa de abordagem exploratória e descritiva pela análise de recursos lúdicos e desenvolvimento de intervenções personalizadas. Os resultados elucidam que a avaliação não padronizada se mostrou eficaz para entender as necessidades sensoriais de crianças com TEA, promovendo intervenções adaptadas que melhoraram o engajamento e as habilidades funcionais na população brasileira. O estudo ressalta a importância de abordagens individualizadas e a necessidade de mais pesquisas no Brasil, dada a escassez de recursos na área

Citas

AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Enquadramento da prática de terapia ocupacional: Domínio & processo. 4. ed. Tradução de M. Gomes, L. Teixeira, J. Ribeiro. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Arlington, VA: American Psychiatric Association Publishing, 2022.

AYRES, A. J. What’s Sensory Integration? An Introduction to the Concept. In: Sensory Integration and the Child: 25th Anniversary Edition. Los Angeles, CA: Western Psychological Services, 2005.

Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481

BLANCHE, EI.; REINOSO, G. The use of clinical observations to evaluate proprioceptive and vestibular functions. AOTA Continuing Education Article. The American Occupational Therapy Association, 2008.

CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 12ª REGIÃO. O papel do terapeuta ocupacional no tratamento do autismo. 29 abr. 2022. Disponível em: <https://crefito12.org.br/o-papel-do-terapeuta-ocupacional-no-tratamento-do-autismo/>. Acesso em: 28 set. 2024.

DUNN, W. Sensory profile 2. Bloomington, MN, USA: Psych Corporation, 2014.

MURATORI, F. Diagnóstico precoce no autismo: guia prático para pediatras. Salvador: Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, 2014.

NASCIMENTO, Anna Karoliny Matos et al. O uso indiscriminado do medicamento ozempic visando o emagrecimento. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, n. 1, 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Autismo. 15 nov. 2023. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw0t63BhAUEiwA5xP54T-s7g2Rb1QECJdq8-yuGaMvl6y22HPuAR5GjfzAIjeOw5aUzTuVRxoC_0EQAvD_BwE>. Acesso em: 28 set. 2024.

PARHAM, L. D. ECKER, C.L., KUHANECH, H., HENRY, D.A. & GLENNON, T.J. Sensory processing measure: second edition (SPM-2). Los Angeles: Western Psychological Services, 2021.

ROLIM, AF; LIIDER, LCM; OMAIRI, C. Data-Driven Decision Making (DDDM) sob a perspectiva da Integração Sensorial de Ayres®. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 31, p. e3541, 2023.

SERRANO, P. A Integração Sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portugal: Papa-Letras, 2016.

SERRANO, P. Brincar e integração sensorial nos primeiros anos. 1. ed. Lisboa: Papa-Letras, 2024.

SHANKAR, S., MARSHALLl, S. K., & ZUMBO, B. D. (2020). A Systematic Review of Validation Practices for the Goal Attainment Scaling Measure. Journal of Psychoeducational Assessment, 38(2), 236-255. https://doi.org/10.1177/0734282919840948

WANG, MY.; ROJAHN, J. Effects of Occupational Therapy on Social Skills in Children with Autism Spectrum Disorders: A Meta-Analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 8, p. 2383-2395, 2017.

Publicado

2025-01-30

Cómo citar

Pedroza Silva Rodrigues Ferreira, N., Nascimento da Rosa, K., Severo da Silva Fernandes, E., Aparecida Koguta, E., Ferreira Chaves, P. V., & Cressoni Martini, E. (2025). AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL COM INSTRUMENTOS NÃO VALIDADOS SOBRE O OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(01), 1–17. https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3461

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a