AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL COM INSTRUMENTOS NÃO VALIDADOS SOBRE O OLHAR DA TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v2i01.3461Palabras clave:
terapia ocupacional; sistema sensorial; cognição; transtorno do espectro autista; avaliação em saúde.Resumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. A terapia ocupacional é fundamental para apoiar o desenvolvimento de indivíduos, focando na promoção da independência e na participação em atividades diárias. A abordagem de integração sensorial ajuda a regular as respostas sensoriais, permitindo melhor adaptação ao ambiente e maior autonomia. A avaliação não padronizada da integração sensorial combina observações clínicas com escalas padronizadas, visam diagnóstico abrangente e plano de intervenção personalizado. O estudo tem por objetivo, identificar necessidades específicas das crianças por meio de avaliação não padronizada e desenvolver intervenções personalizadas que atendam às suas alterações sensoriais. Trata-se de metodologia qualitativa de abordagem exploratória e descritiva pela análise de recursos lúdicos e desenvolvimento de intervenções personalizadas. Os resultados elucidam que a avaliação não padronizada se mostrou eficaz para entender as necessidades sensoriais de crianças com TEA, promovendo intervenções adaptadas que melhoraram o engajamento e as habilidades funcionais na população brasileira. O estudo ressalta a importância de abordagens individualizadas e a necessidade de mais pesquisas no Brasil, dada a escassez de recursos na área
Citas
AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Enquadramento da prática de terapia ocupacional: Domínio & processo. 4. ed. Tradução de M. Gomes, L. Teixeira, J. Ribeiro. 2021.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Arlington, VA: American Psychiatric Association Publishing, 2022.
AYRES, A. J. What’s Sensory Integration? An Introduction to the Concept. In: Sensory Integration and the Child: 25th Anniversary Edition. Los Angeles, CA: Western Psychological Services, 2005.
Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481
BLANCHE, EI.; REINOSO, G. The use of clinical observations to evaluate proprioceptive and vestibular functions. AOTA Continuing Education Article. The American Occupational Therapy Association, 2008.
CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 12ª REGIÃO. O papel do terapeuta ocupacional no tratamento do autismo. 29 abr. 2022. Disponível em: <https://crefito12.org.br/o-papel-do-terapeuta-ocupacional-no-tratamento-do-autismo/>. Acesso em: 28 set. 2024.
DUNN, W. Sensory profile 2. Bloomington, MN, USA: Psych Corporation, 2014.
MURATORI, F. Diagnóstico precoce no autismo: guia prático para pediatras. Salvador: Núcleo Interdisciplinar de Intervenção Precoce da Bahia, 2014.
NASCIMENTO, Anna Karoliny Matos et al. O uso indiscriminado do medicamento ozempic visando o emagrecimento. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 5, n. 1, 2023.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Autismo. 15 nov. 2023. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw0t63BhAUEiwA5xP54T-s7g2Rb1QECJdq8-yuGaMvl6y22HPuAR5GjfzAIjeOw5aUzTuVRxoC_0EQAvD_BwE>. Acesso em: 28 set. 2024.
PARHAM, L. D. ECKER, C.L., KUHANECH, H., HENRY, D.A. & GLENNON, T.J. Sensory processing measure: second edition (SPM-2). Los Angeles: Western Psychological Services, 2021.
ROLIM, AF; LIIDER, LCM; OMAIRI, C. Data-Driven Decision Making (DDDM) sob a perspectiva da Integração Sensorial de Ayres®. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 31, p. e3541, 2023.
SERRANO, P. A Integração Sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portugal: Papa-Letras, 2016.
SERRANO, P. Brincar e integração sensorial nos primeiros anos. 1. ed. Lisboa: Papa-Letras, 2024.
SHANKAR, S., MARSHALLl, S. K., & ZUMBO, B. D. (2020). A Systematic Review of Validation Practices for the Goal Attainment Scaling Measure. Journal of Psychoeducational Assessment, 38(2), 236-255. https://doi.org/10.1177/0734282919840948
WANG, MY.; ROJAHN, J. Effects of Occupational Therapy on Social Skills in Children with Autism Spectrum Disorders: A Meta-Analysis. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 47, n. 8, p. 2383-2395, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.