SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES OFFSHORE: UMA ANÁLISE PELA ÓTICA DA ENFERMAGEM

Autores/as

  • João Victor Santos Lisboa Alfa Unipac Aimorés
  • Wictor Augusto Bianquine Gomes Alfa Unipac Aimorés
  • Edna Franskoviaki Alfa Unipac Aimorés
  • Guilherme Moraes Pesente Alfa Unipac Aimorés https://orcid.org/0000-0002-5248-9309

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3126

Palabras clave:

saúde mental; enfermagem; trabalhadores offshore; transtornos mentais; saúde ocupacional.

Resumen

Este trabalho analisa a saúde mental dos trabalhadores offshore sob a ótica da enfermagem. Tal problemática consiste em entender como as condições extremas de trabalho, como longas jornadas, isolamento geográfico e exposição a riscos físicos e psicológicos, impactam a saúde mental desses profissionais. A relevância desta questão se impõe pela necessidade de melhorar a compreensão e intervenção na saúde mental no ambiente offshore. O objetivo central deste estudo é avaliar a saúde mental dos trabalhadores offshore, identificar os principais transtornos mentais prevalentes e propor estratégias de intervenção eficazes. Para isso, foi utilizada uma abordagem metodológica que inclui revisão de literatura e análise de dados coletados de estudos anteriores. As bases de dados Google Acadêmico, LILACS e SciELO foram consultadas para obter referências relevantes e atualizadas. A pesquisa foi fundamentada mediante a revisão bibliográfica e análise de práticas de enfermagem existentes. A análise evidenciou que transtornos como estresse, ansiedade e depressão são significativamente prevalentes entre os trabalhadores offshore. Concluiu-se que as práticas de enfermagem desempenham um papel crucial na gestão e no apoio à saúde mental desses trabalhadores, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes e de um compromisso mais robusto com programas de saúde mental no ambiente offshore. A conclusão do estudo reforça a importância de intervenções contínuas e específicas para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores, sugerindo a implementação de políticas de saúde ocupacional mais eficazes e integradas.

Citas

ANTONIOLLI, Silvana Aline Cordeiro et al. Trabalho offshore e a atuação do enfermeiro embarcado: uma revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, p. 0689-0698, 2015.

BARROS, Larissa Caroline Gomes de. Sem saída: as consequências do embarque para os trabalhadores no contexto offshore oil no Brasil. 2022.

BASTOS, Isabela Lina Maciel et al. Riscos, agravos e adoecimentos entre trabalhadores atuantes em plataformas offshore: uma revisão integrativa. Revista Eletronica de Enfermagem, v. 22, 2020.

COELHO, Larissa de Lima Vieira; PAPARELLI, Renata. A experiência do trabalhador offshore: o caso de operadores de ROV. Proceedings of the 1nd Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010.

GUIMARÃES, Liliana Andolpho Magalhães; GRUBITS, Sónia. Saúde mental e trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2017.

ORTIZ, José Benedito; SHIMA, Walter Tadahiro. Trajetórias tecnológicas no segmento offshore: ambiente e oportunidades. Revista de Economia Contemporânea, v. 12, p. 301-332, 2018.

PEREIRA, Ana Carolina Lemos et al. Fatores de riscos psicossociais no trabalho: limitações para uma abordagem integral da saúde mental relacionada ao trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 45, p. e18, 2020.

PEREIRA, Andre Sousa. Meio ambiente do trabalho e o direito à saúde mental do trabalhador. LTr Editora, 2019.

PEREIRA, Isabella Graziani et al. As principais competências do enfermeiro no serviço offshore: plataformas de petróleo e gás. Global Academic Nursing Journal, v. 4, n. Sup. 1, p. e357-e357, 2023.

PINHEIRO, Vanessa de Almeida et al. Saúde mental dos trabalhadores offshore. 2014.

REGIS, Humberto Bezerra. Saúde mental dos trabalhadores offshore em tempos de pandemia da Covid-19. 2022.

SELIGMANN-SILVA, Edith et al. O mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35, p. 187-191, 2010.

SOUZA, Isabela Alves Silveira et al. Processo de trabalho e seu impacto nos profissionais de enfermagem em serviço de saúde mental. Acta Paulista de Enfermagem, v. 28, p. 447-453, 2015.

TAVARES, Natália Finger. Análise da Indústria Offshore. 2022.

VIANA, Luana Lopes. Inteligência emocional e saúde mental no trabalho: a percepção dos trabalhadores da área de petróleo e gás.2021

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Lisboa, J. V. S. ., Gomes, W. A. B. ., Franskoviaki, E. ., & Pesente, G. M. . (2024). SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES OFFSHORE: UMA ANÁLISE PELA ÓTICA DA ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 12(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3126

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a