A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA DISPENSAÇÃO DE METILFENIDATO NO TRATAMENTO DE TDAH EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3130Palavras-chave:
Metilfenidato; TDAH; Atenção farmacêutica; Efeitos colaterais; Adesão ao tratamento.Resumo
O metilfenidato é amplamente utilizado no tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), oferecendo melhorias significativas na atenção, controle da hiperatividade e redução da impulsividade. No entanto, seu uso está associado a vários efeitos colaterais e riscos, incluindo insônia, perda de apetite e potenciais impactos no crescimento e na saúde cardiovascular, destacando a importância da atenção farmacêutica. A orientação contínua do farmacêutico é essencial para otimizar a adesão ao tratamento, identificar e gerenciar efeitos adversos, e assegurar uma administração segura e eficaz do medicamento. Este estudo revisa a literatura existente sobre o papel da atenção farmacêutica no manejo do TDAH com metilfenidato, apresentando evidências de que a intervenção farmacêutica pode melhorar significativamente os resultados terapêuticos e a qualidade de vida dos pacientes pediátricos. A abordagem integrada, que combina o uso do metilfenidato com intervenções comportamentais e educacionais, é também destacada como uma estratégia eficaz para promover habilidades de enfrentamento e auto-regulação nas crianças.
Referências
ANDRADA, Jaqueline Gomes; CARVALHO, Alcione Silva. O uso de ritalina em pacientes com TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, v. 9, n. 4, p. 9544-9554, 2023.
ANGONESI, Daniela; SEVALHO, Gil. Atenção Farmacêutica: fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 3603-3614, 2020.
BATISTA, José Márcio Machado. Estudo farmacoterapêutico e farmacogenético em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tratados com metilfenidato. 2016.
BATISTA, Sabrina de Cássia Macêdo; SANTOS, Cláudia Valéria; ANDRADE, José Carlos; PEREIRA, Ana Luiza; GOMES, Ricardo Alex.
Polimedicação, atenção farmacêutica e cuidado farmacêutico. BIOFARM-Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 16, n. 4, p. 455-469, 2020.
COSTA, Monize Evelin Araujo; OLIVEIRA, Joelma Coelho Pina. A importância da atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos. SAÚDE & CIÊNCIA EM AÇÃO, v. 8, n. 1, p. 109-129, 2022.
FRANÇA, Maria Thereza de Barros. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. Jornal de Psicanálise, v. 45, n. 82, p. 191-207, 2015.
MELO, Thaísa Martins; CARVALHO, Alcione Silva; DE ANDRADE, Leonardo Guimarães. O uso do metilfenidato em pacientes com TDAH. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 4, p. 891-900, 2022.
MENG, Laura Christina Hagers; RIBEIRO, Roberto Carlos. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH). SEPE-Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, v. 12, 2023.
OLIVEIRA, Andrezza Beatriz; COSTA, Daniela Ramos; ALMEIDA, Júlia Maria; PEREIRA, Luciana. Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 41, p. 409-413, 2015.
PASTURA, Giuseppe; MATTOS, Paulo. Efeitos colaterais do metilfenidato. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 31, p. 100-104, 2024.
PEREIRA, Leonardo Régis Leira; FREITAS, Osvaldo de. A evolução da Atenção Farmacêutica e a perspectiva para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 44, p. 601-612, 2018.
SILVA, Daniela Santana. O uso do metilfenidato (Ritalina) em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: mecanismo de ação e os efeitos adversos do medicamento. Revista de Trabalhos Acadêmicos da FAM, v. 3, n. 1, 2018.
VIEIRA, Emelin Grazielle de Souza; MASTROROCCO FILHO, Diogo Antonio Morato. Descrição e utilização do Metilfenidato. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT, n. 1, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.