ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Estratégias de Prevenção Ao Bullying

Estratégias de Prevenção Ao Bullying

Autores/as

  • Raissa Gomes Rodrigues Alfa Unipac
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade Alfa Unipac

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2871

Palabras clave:

Psicologia Escolar. Violência na Escola. Bullying. Estratégias de Prevenção.

Resumen

Este trabalho aborda a atuação do psicólogo no que tange à violência nas escolas, enfatizando estratégias de prevenção ao bullying como essencial  na saúde mental e  desenvolvimento dos alunos, na identificação dos fatores de risco e proteção, bem como possibilidades de intervenções  que promovam o bem-estar emocional e social dos envolvidos na comunidade escolar. O objetivo central da pesquisa, é apresentar as principais contribuições da psicologia escolar para prevenção do bullying. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela pesquisa bibliográfica, classificada como descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa. O estudo da história do bullying no Brasil, demonstrou que esse fenômeno ganhou visibilidade, inicialmente como uma preocupação social e, posteriormente, como um problema de saúde pública. A contribuição da psicologia escolar na prevenção ao bullying revela-se fundamental, pois aborda o problema de forma sistêmica e humanizada.  Assim sendo, o psicólogo escolar deve se posicionar para promover ambientes escolares mais saudáveis e seguros. A atuação deve ir além do tratamento de traumas gerados pela violência escolar, trabalhando na criação de um ambiente que previna o surgimento de novas situações de conflito.

 

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Publicado

2024-09-30

Cómo citar

Raissa Gomes Rodrigues, & Lopes de Amorim Andrade, A. (2024). ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Estratégias de Prevenção Ao Bullying : Estratégias de Prevenção Ao Bullying . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2871