PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS SOBRE A NOMENCLATURA E USABILIDADE DAS VIDRARIAS

Autores/as

  • Sérgio Luis Melo Viroli Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3982-1183
  • Miriam Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2441

Palabras clave:

baralho, estratégia de ensino, jogo de química

Resumen

As aulas experimentais oportunizam maior percepção científica das modificações que ocorrem na matéria. A pesar disso, muitos estudantes apresentam adversidades em realizar experimentos devido ao desconhecimento de equipamento e utensílios de vidro utilizados nas atividades experimentais. Portanto, é necessário o desenvolvimento de metodologias que estimulem e promovam a aprendizagem do aluno. Os jogos são atividades lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina de Química. Nesta concepção, essa pesquisa teve como objetivo verificar o estado lúdico da proposta de um jogo de cartas intitulado Baralho de Vidrarias, desenvolvido para auxiliar os discentes do 1º período da Licenciatura em Química na identificação, usabilidade e aplicabilidade das vidrarias básicas utilizadas em laboratório durante as aulas experimentais. A ação ocorreu, no 1º semestre de 2024, durante a disciplina de Química Experimental I, envolvendo 10 discentes do 1º período do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Paraíso do Tocantins. O jogo foi confeccionado com noventa e duas (92) impressões dos nomes, usabilidade e fotos dos utensílios de vidro e porcelana, com recortes retangulares (9 cm x 6 cm) de papel cartão e a participação de dois a quatro participantes, os quais recebem inicialmente 9 (nove) cartas. Após a atividade lúdica, foi aplicado um questionário avaliativo com quatro perguntas fechadas e uma aberta. O jogo Baralho das vidrarias avaliado pelos discentes do 1° Período do Curso de Licenciatura em Química apresentou resultados satisfatórios, onde todos os itens avaliados apresentaram valores iguais ou maiores a 70% de aprovação. O jogo produzido e aplicado auxiliou na fixação, contribuindo para a aprendizagem do conteúdo sobre reconhecimento e função das vidrarias utilizados nas atividades experimentais de Química, proporcionando um ambiente de aprendizagem agradável e divertida.

Citas

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Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Viroli, S. L. M. ., & Oliveira da Silva, M. . (2024). PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS SOBRE A NOMENCLATURA E USABILIDADE DAS VIDRARIAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2441

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