PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DA UFCG ACERCA DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS(PcD)

Authors

  • Lívia Alves de Brito Universidade Federal de Campina Grande
  • Matheus Guedes de Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Camila Helena Machado da Costa Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Gyselle Tenório Guênes Universidade Federal de Campina Grande
  • Gymenna Maria Tenório Guênes Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2750

Keywords:

Odontologia para Pessoas com Deficiência; Percepção de Estudantes; Saúde bucal; Inclusão; Grade Curricular;

Abstract

As pessoas  com  deficiência  (PcD)  são  os  indivíduos  que  apresentam  desvios  de  natureza  física, sensorial ou intelectual, que os limite de participação integral na sociedade, por um certo período ou a  vida  toda.  A  PcD  está  exposta  a  desenvolver  desordens  na  cavidade  bucal  que  podem  agravar suas  alterações  sistêmicas  presentes,  causando  uma  higiene  oral  negligenciada. Este estudo foi do tipo observacional, transversal, com abordagem indutiva e procedimento comparativo descritivo. O  presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a percepção de estudantes frente o conhecimento sobre PCd, bem como o atendimento de pessoas com deficiência na UFCG, campus de Patos. Um questionário foi aplicado aos  alunos do 5º ao 10º semestre. As questões versavam a respeito do conhecimento em relação a pessoas com deficiência, os sentimentos norteadores dos atendimentos, além da importância de uma disciplina na grade curricular que trate sobre este assunto.  O projeto de pesquisa foi enviado para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitátio de Patos-PB, sob o número do parecer 6.844.727. Após a coleta dos dados, verificou-se que entre os participantes, 70% são mulheres com idades entre 18 e 25 anos. Além disso, 44% nunca tiveram contato com pessoas com deficiência (PcD) durante a graduação, 65% se consideram incapazes de realizar tratamentos nesses pacientes, e 100% sentem a necessidade de uma disciplina específica que trate do assunto. Esses resultados evidenciam a importância de incluir conteúdos que preparem os futuros profissionais para atenderem adequadamente essa população, promovendo uma prática inclusiva e de qualidade.

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Published

2024-08-30

How to Cite

Alves de Brito, L., Matheus Guedes de Moura, Camila Helena Machado da Costa Figueiredo, Gyselle Tenório Guênes, & Gymenna Maria Tenório Guênes. (2024). PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA DA UFCG ACERCA DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIAS(PcD). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 8(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.2750