ANATAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
PRÁTICAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Natação Escolar, Sequências Pedagógicas, Educação FísicaResumo
Na Educação Física Escolar, diversas atividades físicas são executadas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento dos educandos. Analisando o nosso contexto, é possível observar práticas repetitivas e sem a justa valorização de algumas. Por exemplo, a natação, em que o seu ensino é pouco difundido nas escolas. No entanto, o presente artigo aborda uma análise dos processos pedagógicos da natação na Educação Física Escolar, com ênfase na perspectiva de planejamento e adaptações significativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, perpassando por diversas literaturas, que corroboraram com a temática apresentada. Descrevendo as sequências pedagógicas, relacionando a natação como um conteúdo escolar, e estudando as premissas do desenvolvimento motor. Expondo de tal maneira os seus benefícios para os educandos, e os desafios para a aplicação do conteúdo dentro das aulas de Educação Física. Em termos investigativos, orientou-se pela seguinte questão central: Quais aperfeiçoamentos metodológicos são necessários nas sequências pedagógicas, durante as aulas de natação para permanência e desenvolvimento motor dos alunos no decorrer da abordagem do conteúdo em âmbito escolar? Os resultados obtidos na pesquisa, apontam a importância do estudo da modalidade, indo além de práticas repetitivas e descontextualizadas, valorizando a sua importância para o desenvolvimento dos educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.