COMPARAÇÃO ENTRE VNI E CNAF EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA HIPOXÊMICA AGUDA:
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Ventilação mecânica não invasiva, Cânula nasal de alto fluxo, Insuficiência respiratória hipoxêmica aguda, fisioterapia respiratóriaResumo
A principal função do sistema respiratório é transportar oxigênio (O2) para todas as células do corpo humano e eliminar o dióxido de carbono das células. A desregulação do processo do aparelho respiratório causa a Insuficiência respiratória e quando o nível de O2 está muito baixo no sangue, denomina-se a insuficiência respiratória hipoxêmica aguda (IRHA), necessitando de uma intervenção terapêutica. Objetivo: A presente pesquisa visa analisar e comparar as evidências dos efeitos da Ventilação mecânica não invasiva (VNI) e Cânula nasal de alto fluxo (CNAF) nos pacientes com IRHA. Metodologia: Foram realizadas pesquisas em artigos da língua portuguesa e língua inglesa, sendo selecionados, aqueles do período de 2011 a 2021, através das plataformas LILACS, PubMed, Google Acadêmico, revistas científicas, Scielo e livros. Conclusão: A oxigenoterapia com CNAF é eficaz na IRHA no tratamento precoce e grave nos casos da presente pesquisa, tendo melhores resultados que a VNI. Entretanto, a intubação deverá ser feita se não haver resultados em trinta minutos até uma hora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.