A ESCOLA-FAMÍLIA, EDUCAÇÃO EM VALORES E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Judy Lauane Tavares Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Talita Pereira Viana Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

Escola, Família, Aprendizagem significativa, Educação em valores

Resumo

A pesquisa aborda a relação escola-família na perspectiva de uma educação em valores e construção de aprendizagens significativas. Parte do pressuposto de que ainda que haja um reconhecimento da participação da família no contexto da escola é necessário avançar na discussão dessas sinergias no contexto de uma Educação em valores para a formação de aprendizagens significativas. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as estratégias da educação em valores que podem ser utilizadas para aproximação escola-família e desenvolvimento de aprendizagens significativas. Do ponto de vista metodológico e um estudo de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa bibliográfica sustentada em fontes secundárias. A pesquisa foi feita em bases e acervos científicos especializadas (scielo, domínio público, google acadêmico, dentre outros) com base nas seguintes palavras-chave: escola família, educação em valores e aprendizagem significativa. Conclui-se que educação entre Familia e Escola é partilhada e é através dela que se constrói o caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e depois pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando esta relação tão complexa e importante estaremos desenvolvendo esta pesquisa com finalidade de tentar contribuir com esse tema, a fim de ressaltar quais as iniciativas, práticas e/ou projetos podem auxiliar nesse relacionamento entre família, escola e comunidade e como isso pode auxiliar na aquisição de aprendizagens significativas na vida do aluno. 

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Tavares, J. L., & Viana, T. P. (2023). A ESCOLA-FAMÍLIA, EDUCAÇÃO EM VALORES E CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/814