A IMPORTÂNCIA DO DESENHO ARTÍSTICO NA FORMAÇÃO E PROFISSÃO DO ARQUITETO

Autores

  • Ingridy Ketlen Rodrigues Gusmão FUPACTO
  • Inês Pinto Nunes FUPACTO
  • Augusto Moraes Pinho FUPACTO
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade FUPACTO

Palavras-chave:

Desenho artístico, Arquiteto Urbanista, Análise da Realidade

Resumo

O desenho artístico possui uma grande importância na formação do arquiteto, sendo essencial como conteúdo curricular no ensino na arquitetura. Este trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, discutira importância do desenho artístico na formação e profissão do arquiteto, pois apesar da tecnologia ser muito usada pelos arquitetos, é através do desenho artístico que o estudante passa a ter um olhar mais crítico e reflexivo sobre a realidade.Os achados revelam que o desenho artístico provoca um olhar investigativo por meio da reflexão, no qual o estudante de arquitetura procura, através do desenho, investigar um problema, desenvolver o pensamento e disciplinar o processo.Desse modo carrega consigo um claro conceito sobre o espaço por meio do desenho, detectando possíveis problemas e procurando a melhor solução. Além disso, é possível fazer análise do próprio desenho,seja pela representação projetiva e métrica, seja pelos indicadores de profundidade ou pela associação dos elementos, resultando na cinética visual.Pode-se afirmar que desenho artístico proporciona aos alunos a experiência de desenhar a realidade, e é através de erros e acertos que o aluno vai desenvolvendo competências e qualidades que contribuem na formação do arquiteto e urbanista como um profissional comprometido com a organização dos espaços no qual ele poderá intervir e modificar.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

Gusmão, I. K. R., Nunes, I. P., Pinho, A. M., & Andrade, A. L. de A. (2023). A IMPORTÂNCIA DO DESENHO ARTÍSTICO NA FORMAÇÃO E PROFISSÃO DO ARQUITETO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/653

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4