INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS NO TDAH

Autores

  • Daiani Nunes de Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Alcilene Lopes Amorim Andrade Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Adenilson Mariotti Matos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palavras-chave:

TDAH, Desenvolvimento, Intervenções pedagógicas

Resumo

Este artigo aborda o TDAH (transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade). Um transtorno de causas genéticas e Hereditárias, diferente de um transtorno psicológico. Geralmente surge na infância, caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, considerada descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa, teve como objetivo central Identificar as características do aluno com TDAH e apontar as principais intervenções (ou estratégias) pedagógicas para favorecer o seu desenvolvimento no ensino fundamental. Pode–se afirmar que o aluno com TDAH apresenta características especificas tais como: Dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, não segue instruções e não termina seus deveres escolares, frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula, está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor” tem dificuldade para aguardar sua vez. Portanto necessita de intervenções (ou estratégias) pedagógicas especificas como: o uso da atenção positiva e orientações quanto à localização da criança na sala de aula (próxima do professor, longe de janelas), flexibilização de tarefas, estabelecimento de rotina diária, ordens objetivas e curtas, para favorecer o seu desenvolvimento escolar.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Oliveira, D. N. de, Andrade, A. L. A., & Matos, A. M. (2023). INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS NO TDAH. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/510