EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Ambiental, Proposta PedagógicaResumo
A Educação Ambiental e sua colaboração histórica são observações sucintas nesta pesquisa que tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental na educação infantil, momento oportuno para iniciar conhecimentos sobre a natureza. É indispensável, a orientação da escola, da família e da comunidade, para a criança assumir comportamentos e valores em relação ao meio ambiente. Este estudo vai ao encontro dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que intencionam uma educação que forme hábitos positivos dos alunos com a natureza de modo a garantir ações de cidadania que proporcione uma sociedade sustentável. Esta pesquisa se justifica porque é na primeira infância que a criança começa a desenvolver seus valores éticos, afetivos e cognitivos, para a vida toda. Conclui-se que é necessário um trabalho de excelência sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, com práticas pedagógicas contextualizadas com a vivência do aluno, contribuindo na relação consciente com a natureza de forma sustentável. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir de leituras de artigos científicos, livros, e documentos legais que versam sobre essa temática. Entre os autores estudados cita-se, Andrade, Boff, Kishimoto, Vygotsky, Wallon, Constituição Federal, DCNs, Costa, Lima, etc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.