A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EJA

Autores

  • Marjory Colen Batista .
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade .

Palavras-chave:

Afetividade, EJA, Desenvolvimento

Resumo

Este trabalho aborda a afetividade como potencializadora do processo ensinoaprendizagem uma vez que esta é uma importante faceta ao pensar o ser cognoscente numa perspectiva biopsicossocial. A partir das concepções teóricas explicitadas sobre afetividade e cognição, este trabalho tem o propósito de analisar a influência e a relevância da relação interpessoal estabelecida entre o professor e o aluno em sala de aula, tendo em vista a existência de uma relação íntima entre o ambiente social e os processos afetivos e cognitivos, entendendo que ambos são responsáveis pelo desenvolvimento humano. A metodologia utilizada constitui-se de uma revisão de literatura, amparada por autores de relevo como Freire, Vygotsky, Wallon, LDB entre outros. Ao ancorar nos pensamentos desses autores é possível defender a afetividade como conceito-chave que fundamenta o sucesso do processo ensino aprendizagem da EJA. Os resultados evidenciaram a importância bem como a indissociabilidade entre afetividade e cognição na busca da eficácia das práticas pedagógicas visando o desenvolvimento pleno do educando ainda que na fase adulta.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Batista, M. C., & Andrade, A. L. de A. (2023). A AFETIVIDADE COMO POTENCIALIZADORA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA EJA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/370

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