LOGÍSTICA ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE NO MERCADO DE COSMÉTICOS: UMA ANÁLISE DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE LINHARES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3430Palavras-chave:
Cosméticos, Logística, Competitividade, Estratégias, EmpresasResumo
A indústria da beleza, marcada por constante expansão e alta competitividade, exige soluções inovadoras e eficientes para garantir o sucesso empresarial. Nesse cenário, as estratégias adotadas nos processos logísticos desempenham um papel essencial, integrando atividades como gestão de estoque, transporte e distribuição para atender às demandas do mercado de forma ágil e eficaz. Este estudo, realizado no município de Linhares, analisa a influência da logística estratégica em pequenas e médias empresas do setor de cosméticos, identificando seus principais desafios e o impacto na competitividade. Através de entrevistas e questionários com gestores locais, a pesquisa evidencia práticas que agregam valor e impulsionam o desempenho das organizações. Os resultados destacam a importância de uma gestão logística eficiente como elemento-chave para a otimização de processos, redução de custos e fortalecimento da posição de mercado das empresas de cosméticos em Linhares.
Referências
ANDRADE, Mike Campos. BELEZA BRASILEIRA: Um estudo sobre o mercado de cosméticos Brasileiro e seus principais fatores de competitividade. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comércio Exterior) - Universidade de Taubaté, São Paulo, 2021.
BALLOU, Ronald H. Cadeia de Suprimentos/ Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.
BRANDINO, Sabrina; SILVA, Ethel. Estudo de gestão de estoque em um comércio do ramo de cosméticos. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10441/2/EstudoGestaoEstoque.pdf. Acesso em
set.2023.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: o essencial. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2022.
CASTRO, A. L. de. Indústria da beleza: uma abordagem sócio-antropológica do culto ao corpo na cultura contemporânea. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2010.n.1.818. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/818. Acesso em: 4 out. 2023.
FERRAZ, Ima Ruas et al. O que leva o consumo pela maquiagem. Curso de Cosmetologia e Estética, Universidade, Univali, Itajai, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/67760065-O-que-leva-oconsumopelamaquiagem.html. Acesso em: 19 de maio de 2024.
KURY, Lorelai; HANGREAVES, Lourdes; VALENÇA, Máslova T. Ritos do Corpo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2000.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo:Saraiva, 2009.
MARCONI, Maria, LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia da pesquisa. 6ª edição. São Paulo. Editora Atlas S.A, 2003.
MENDES, Aline. et al. O impacto da automação do estoque em empresas do ramo da beleza. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Logística) - Escola Técnica de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2023.
MEDEIROS, Fábio. Redução de custos e aumento de qualidade em serviços com aplicação de ferramentas de melhoria contínua em operações logísticas. CAPES. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6825041. Acesso em 12.dez.2024.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Estratégia, Avaliação e Operação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro. Campus, 1989.
SEBRAE. Beleza e estética. Boletim Inteligência &Tendências de Mercado. Maio 2019. Disponível em: https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/Versa%CC%83o%201%20-%20Boletim%20-%20Beleza%20e%20Este%CC%81tica.pdf. Acesso em: 20.set.2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.