ASSOCIAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E OS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2610

Palavras-chave:

Dança, Transtornos mentais, Estresse, Estudantes universitários

Resumo

Introdução: A adolescência é a fase em que tomadas de decisões se faz necessária, tornando-se uma transição de risco, pois os jovens podem acabar comprometendo a sua saúde física e mental. Ao entrar na universidade os alunos acabam seguindo uma rotina de grandes desafios e desgastes, podendo gerar depressão, estresse e ansiedade. Objetivo: Sendo assim o estudo teve como objetivo associar a prática de dança aos níveis de ansiedade e estresse em jovens universitários. Método: A pesquisa trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativo, acontecendo em uma universidade localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Utilizou-se a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse EADS-21.  A análises dos dados foram realizadas por meio do programa software JAMOVI versão 1.6, o teste Shapiro Wilk e o teste qui-quadrado. Participaram 22 jovens do sexo feminino, entre 17 e 27 anos, dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Direito, Fisioterapia, Med. Veterinário e Psicológico, dividido entre as que praticavam dança e as que eram sedentárias. Resultados: As participantes que praticavam dança tiveram um menor nível de estresse, depressão e ansiedade, encontra partida as pessoas sedentárias tiveram uma porcentagem de 50% em estresse leve, 50% em estresse moderado, 100% de depressão moderada, 66,7% em ansiedade moderada e 33,3% em ansiedade grave. Conclusão: Conclui-se que a dança é sim uma atividade aeróbica de suma importância para a diminuição do estresse, ansiedade e depressão.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Ferreira, M. V. L. ., Santos, B. R. S., Vieira, J. R., & Pinheiro, J. K. (2024). ASSOCIAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE DANÇA E OS NÍVEIS DE ANSIEDADE E ESTRESSE EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2610