QUESTÕES AMBIENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES SOBRE OS PROCESSOS EROSIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2597

Resumo

As temáticas ambientais se constituem abordagens relevantes no ensino de geografia e fazem parte de um debate abrangente no contexto social. O texto analisa e enaltece abordagens teóricas plasmadas na perspectiva das questões ambientais, com ênfase na discussão sobre os processos erosivos discutidas nos livros didáticos do componente curricular de Geografia. Assim, pretende-se destacar a importância do ensino de geografia no debate e na perspectiva das questões ambientais. Para tal, realizou-se o levantamento bibliográfico e análise de materiais didáticos do ensino fundamental II, empregando-se uma avaliação a partir de quatro aspectos: a) Estrutura e conteúdo; b) conceituações; c) consistência, clareza atualização; d) adequação e linguagem; e) lacunas na construção dos conceitos; e f) elementos ilustrativos. A contextualização dos processos erosivos, evidencia abordagens sobre as características da paisagem e acerca dos fatores condicionantes associados às interferências humanas. Essa discussão revela um debate contemporâneo que sinaliza abordagens interdisciplinares e com o auxílio dos livro didáticos de Geografia, possibilita abordar a relevância das temáticas ambientais na geografia escolar, ampliando assim, o diálogo sobre as dinâmicas e interações ocorridas na paisagem.

Biografia do Autor

Railda Freitas dos Anjos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará

Graduação e mestrado em Geografia pela UFG, e doutorado em Geografia pela UFRGS. Professor da UFPA.

Referências

ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas: ensino fundamental II. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BOIN, M. N. Chuvas e Erosões no Oeste Paulista: uma análise climatológica aplicada. 2000. 264 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2017.

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação dos solos. Piracicaba: Livroceres, 1985.

GOMES, V. C. F. A questão ambiental no ensino de geografia: da relação sociedade-natureza as possibilidades de leitura crítica do espaço. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, 2017.

GUERRA, A. J. T.; MENDONÇA, J. K. S. Erosão dos solos e a questão ambiental. In: VITTE, A. C. V.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

MANFIO, V. O Ensino de Geografia sobre a Questão Ambiental: uma contribuição para o ensino fundamental. Revista Educação Geográfica em Foco, v. 5, n. 10, 2021.

MONTEIRO, G. L. Educação Ambiental no ensino de Geografia: uma contribuição do PIBID para alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 10, n. 1, 2015.

OLIVEIRA, M. M.; FARIAS, P. S. C.; SÁ, A. J. O meio ambiente na geografia crítica e na geografia humanística: desafios metodológicos para uma didática reflexiva do espaço na escola. Revista de Geografia. Recife, v. 25, n. 3, 2008.

PETERSEN, J. F.; SACK, D.; GABLER, R. E. Fundamentos de Geografia Física: Tradução da 1ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2014.

SANTOS, I. D.; OLIVEIRA J. M. C.; GUERRA, A. J. T.; MARQUES FILHO, J. P. Solo na Educação Básica: proposta voltada ao ensino significativo no contexto da pedologia na Geografia Escolar. Revista Ciência Geográfica, v. 28, n. 1, 2024.

SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano – ensino fundamental (anos finais). São Paulo: Scipione, 2018.

SOUSA SILVA, I. A. Paisagens vermelhas do Piauí: dinâmicas naturais, erosividade das chuvas e o mito da desertificação. 2021. 505 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.

SOUSA SILVA, I. A.; SILVA, V. A. Interpretação da natureza no ensino de geografia: enfoques e itinerários para o raciocínio geográfico. Revista Presença Geográfica, v. 9. n. 1. 2022.

SUERTEGARAY, D. M. A. Ambiência e pensamento complexo: ressignific(ação) da Geografia. In: SILVA, A. A. D.; GALENO, A. (Org.). Geografia: ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Anjos, R. F. dos ., & Sousa Silva, I. A. de. (2024). QUESTÕES AMBIENTAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: ENFOQUES SOBRE OS PROCESSOS EROSIVOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2597

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.