O ENSINO DE MATEMÁTICA DIANTE DO CONTEXTO DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.2584Palavras-chave:
Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Aulas Remotas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais em aulas remotas, visto que vivenciamos um cenário bastante adverso, devido ao isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19. Na perspectiva de contribuição, temos como objetivos específicos identificar os desafios que os docentes enfrentam no ensino remoto; descrever sobre o ensino com o Campo Aditivo e Resolução de Problemas. Como base teórica, temos como autores Guerios; Agranionih; Zímer (2014), Muniz (2001), Nacarato; Mengali; Passos (2015), Nunes et al. (2005), Passos e Souza (2015), dentre outros. Houve estudos de documentos curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática (1997), o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (2014) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). A metodologia teve uma abordagem qualitativa, buscando descrever e analisar os elementos que compõem o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário semi-estruturado contendo 14 questões, aplicado aos professores de 1º ao 5° ano de uma escola pública da cidade de Santa Rita – PB. Os resultados indicaram que a participação e o rendimento dos alunos têm sido insatisfatórios, uma vez que muitos não têm como acessar os materiais e aulas por razões econômicas. Por outro lado, foi identificado um esforço dos professores e da gestão escolar para garantir o ensino aos discentes. Com relação à Resolução de Problemas do Campo Aditivo, as respostas foram pouco esclarecedoras, ora indicando o trabalho com as operações ora indicando aspectos como a ludicidade e o esforço dos docentes para o alcance de seus objetivos. Diante do contexto, não há garantia de aprendizagens em relação à Matemática, há a exclusão de crianças sem acesso ao ensino, além de ser necessário que o Ensino de Matemática tenha maior espaço no processo de formação docente.
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