O ENSINO DE ORTODONTIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Michelle Soares Toledo Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rafaela Lins Guimarães Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Sarah Kern Rodrigues Pimenta Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Henrique Silva Azevedo Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.1266

Palavras-chave:

Ensino, Ortodontia, Currículo, Odontologia, Universidades

Resumo

O ensino de Ortodontia ao nível de graduação é de grande importância para que os alunos se formem com conhecimentos adequados para reconhecer, diagnosticar, lidar adequadamente com os problemas ortodônticos quando oportunamente e encaminhar para o especilista quando necessário. Portanto, é fundamental compreender o atual cenário de ensino deste tópico ao nível de graduação. O objetivo desse estudo é identificar e quantificar a presença da disciplina de Ortodontia na grade curricular dos cursos de Odontologia, e identificar características curriculares da mesma quando presente. Para isso, realizou-se um estudo transversal de base documental, na qual avaliou-se as matrizes curriculares de Instituições de Ensino Superior (IES) de Odontologia do Estado de Minas Gerais que estavam com cursos ativos e credenciados no portal e-MEC do Ministério da Educação do Brasil. Das 86 IES do estado de Minas, 74 (86,04%) foram incluídas no estudo por preencherem os critérios de inclusão. Destas, 46 (61,3%) ofertam disciplinas de Ortodontia. Das IES que ofertam a disciplina e que disponibilizaram informações quanto à natureza e metodologia de ensino, as disciplinas se apresentaram predominantemente como obrigatórias e teórico-práticas (88,1% e 100% respectivamente). A carga horária média foi de 105,5 (±46,4) horas, sendo a mínima de 40 e a máxima de 180h. Os resultados demostram que parte dos cursos de Odontologia do estado de Minas Gerais oferecem disciplinas de Ortodontia, em sua maioria de forma obrigatória e teórico-prática. Entretanto, somente oferecer uma disciplina não garante efetivamente ensino de qualidade e, portanto, outros aspectos como denominação das disciplinas, tópicos curriculares e carga horária efetiva mínima devem ser alvo de próximos estudos, afim de fomentar discussões voltadas ao ensino de excelência.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Toledo, M. S., Guimarães, R. L., Pimenta, S. K. R., & Azevedo, H. S. (2023). O ENSINO DE ORTODONTIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 4(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.1266

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