EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO AGENTE TRANSFORMADOR NOS ANOS INICIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS, BAHIA, BRASIL
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Preservação, PedagogiaResumo
Grande parte dos problemas que a sociedade encontra relacionados às questões ambientais se deve à falta de informação e à consciência crítica da sociedade como um todo. Contudo é relevante a prática de EA nas escolas, buscando desenvolver mentes conscientemente ambiental. O trabalho busca responder as seguintes questões, “quais práticas de EA estão sendo aplicadas nas séries iniciais da Educação Básica? ” “Como a prática da Alfabetização Ambiental pode contribuir para a formação de agentes transformadores? ”. O objetivo do estudo é realizar um levantamento das práticas de EA usadas nas séries inicias por professores da Educação Básica, além averiguar se estes consideram relevantes estas práticas como possibilidades de tornar seus alunos agentes transformadores das questões ambientais. Para a realização deste estudo, optouse por utilizar a ferramenta online google forms para montar o questionário. O período de coleta de dados foi entre fevereiro a março, tendo a participação de 7 professoras do Município de Caravelas, Bahia. As professoras destacam práticas de EA como auxiliadoras no processo de alfabetização ecológica, estas práticas e vivências possibilitam a formação de agentes transformadores socioambientais. A falta de conscientização no assunto, falta de verbas para aulas de campo ou práticas, ausência ou inexistência de cursos de formação continuada sobre EA, são alguns entraves apontados pelas educadoras. Espera-se que este trabalho sirva de base para futuras pesquisas e também para outras comunidades escolares buscando integrar as diversas práticas de EA destacadas pelas professoras do Município de Caravelas, Bahia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.