PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL:

possíveis contribuições da Psicologia na promoção/garantia de direitos

Autores/as

  • Daniel da Aparecida de Sousa Cruz Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni – MG
  • Alcilene Lopes de Amorim Andrade ALFA UNIPAC TO- MG

Palabras clave:

Adolescência, Vulnerabilidade Social, Políticas Públicas, Psicologia Social

Resumen

Este trabalho aborda a adolescência, considerada uma etapa do desenvolvimento humano carregada de incertezas, medos e de extrema importância na construção da identidade. Destacando na temática, a questão dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o objetivo principal do estudo foi apresentar as contribuições da Psicologia frente às políticas de atendimento a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem do problema. Os achados na literatura revelam que em sociedades como o Brasil, com desigualdade social acentuada, os níveis de pobreza são altos, e as situações de vulnerabilidade são mais presentes; aumentando a necessidade de políticas públicas capazes de garantir o acesso aos direitos básicos e a superar tal situação.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Cruz, D. da A. de S. ., & Andrade, A. L. de A. (2023). PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL:: possíveis contribuições da Psicologia na promoção/garantia de direitos . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/961