OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Sarah Dayara de Souza Rodrigues Faculdade Presidente Antônio Carlos
  • Agda Pinheiro Alves Faculdade Presidente Antônio Carlos
  • Henrique Sérgio Lima Gomes Faculdade Presidente Antônio Carlos

Palabras clave:

Serviços Farmacêuticos, Farmacêutico, COVID-19, Hospitalar

Resumen

O farmacêutico hospitalar é uma figura central dentro do contexto das atividades de uma unidade de saúde, sendo a atividade farmacêutica de caráter contínuo, o profissional atua de forma integrada com a equipe no que diz respeito ao uso de medicamentos em prol da proteção, promoção e recuperação da saúde. Não excluindo os desafios constantes que a atuação no serviço de saúde impõe a todo e qualquer profissional da área, o ano de 2019 trouxe ainda o Coronavírus (COVID-19) que obrigou um reajuste em todo o contexto e logística das unidades e também a readequação dos profissionais para lidar com o enfrentamento da pandemia. O problema trazido aqui se circunda então no contexto do farmacêutico e as dificuldades encontradas ao longo deste período, com relação à equipe, manejo, manutenção diária. O presente artigo tem como objetivo identificar e descrever os desafios e contribuições do farmacêutico hospitalar em meio à pandemia da COVID-19. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão integrativa, através da combinação de dados da literatura teórica e empírica, reunidos por meio de levantamento bibliográfico feito nas bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada como Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no Google Scholar entre outras.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Rodrigues, S. D. de S., Alves, A. P., & Gomes, H. S. L. (2023). OS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/895