AS DIFERENTES FACES DA INTELIGÊNCIA:
UMA ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Múltiplas Inteligências Múltiplas, Aprendizagem Significativa, competências e habilidades, processo ensino aprendizagemResumen
Este trabalho situa-se no campo da Psicologia da Educação, visando apresentar as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas para o processo ensinoaprendizagem, utilizando de uma revisão sistemática da literatura, realizada em livros, artigos, documentos eletrônicos, tendo como base a teoria de Howard Gardner. Trata-se portanto de uma pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa. As publicações científicas pesquisadas, foram definidas de acordo com os objetivos do estudo buscando conceituar a perspectiva educacional fundamentada no desenvolvimento de competências e habilidades do estudante; relacionar as inteligências múltiplas com a construção de processos de aprendizagem significativos e estabelecer correlação entre as competências e habilidades previstas na BNCC com a perspectivada teoria. A proposta central foi analisar a perspectiva de aplicação das inteligências múltiplas para construção de aprendizagens significativas e suas contribuições para consolidação de competências e habilidades previstas na BNCC. Entendese a necessidade de buscar diversas estratégias pedagógicas para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem onde as diferentes inteligências sejam contempladas a fim de construir aprendizagem significativa e valorizar o aprendiz por inteiro. Sabe-se que a elevação da qualidade educacional é decisiva para formação de cidadãos ativos, críticos e autônomos, especialmente quando se considera que a Teoria das Inteligências Múltiplas e sua possibilidade de construção de um percurso escolar mais significativo e coerente com os interesses e necessidades dos discentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.