PAVIMENTOS RÍGIDOS:

O FUTURO DAS ESTRADAS BRASILEIRA

Autores/as

  • Augusto dos Santos Petzold Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Rickson Marinho Bernardi Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Stefano Matteoni Universidade Presidente Antônio Carlos

Palabras clave:

Pavimentos Rígidos, Pavimentos Flexíveis, Estradas

Resumen

Nas estradas brasileiras, movimentam-se diariamente grandes quantidades de veículos, e o peso infringido nas diferentes áreas construídas para este fim é enorme. Para resistir a essa quantidade voluptuosa de tensões precisa-se de um material não só resistente, mas também durável. Nos dias de hoje, por questões culturais, o tipo de pavimento mais utilizado é o pavimento flexível, que, em teoria, é menos custoso a curto prazo, de mais rápida construção e de reparo mais fácil. Através de dados coletados serão comparados os diferentes tipos de pavimento (rígido e flexível), evidenciando suas vantagens e desvantagens, buscando a conscientização e o entendimento de quais os métodos mais eficazes para satisfazer as necessidades das estradas brasileiras. As maiores variáveis se encontram na capacidade resistiva e na durabilidade do pavimento, porém, o fator econômico torna-se mais importante na maioria dos casos, onde busca-se satisfazer todas as necessidades através de um pavimento, que na maioria das vezes não é do tipo correto, com durabilidade mais baixa, de menor resistência, porém menos custosa, tendo assim um ilusório menor gasto de verbas, mas que a longo prazo pode acarretar em prejuízos. Em países como a Alemanha e os Estados Unidos, o pavimento rígido é o mais utilizado,principalmente em autoestradas, desde antes da Segunda Guerra Mundial, e no Brasil, ainda hoje, não é a mais utilizada.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Petzold, A. dos S., Bernardi, R. M., & Matteoni, S. . (2023). PAVIMENTOS RÍGIDOS:: O FUTURO DAS ESTRADAS BRASILEIRA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/831