ESTUDO DA VIABILIDADE DE CONTENÇÃO DE TALUDES COM PNEUS INSERVÍVEIS

Autores/as

  • Pedro Emilio Amador Salomão Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Chaylane Thayara Silva Laure Faculdade Presidente Antônio Carlos

Palabras clave:

Pneu inservível, Talude, Obras de contenção, Muro de pneus

Resumen

Este trabalho tem como incentivo duas problemáticas históricas, porém atuais. O alto índice de desastres decorrentes dos movimentos de massa de taludes, principalmente em áreas urbanas onde há uma grande concentração de construções nessas áreas, e o acúmulo de pneus descartados incorretamente em aterros e lixões, de forma que além de se acumularem devido à resistência do material, também liberam toxinas no meio ambiente ao longo do tempo, além de servirem como criadouros para vetores de doenças, como o mosquito Aedes Aegipty. Posto isto, essa pesquisa objetiva estudar a viabilidade do uso de pneus inservíveis em obras de estabilização de taludes, de maneira a solucionar ambos os problemas. Após levantamento bibliográfico sobre os fatores que envolvem ambos os problemas, e análise teórica de alguns estudos de caso, foi possível constatar a eficácia do muro de pneus na contenção de taludes, bem como as vantagens que envolvem a utilização deste método, sendo algumas delas o baixo custo, a acessibilidade ao material, no caso pneus e solo, e a eficácia do método diante da resistência e flexibilidade do material.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Salomão, P. E. A., & Laure, C. T. S. (2023). ESTUDO DA VIABILIDADE DE CONTENÇÃO DE TALUDES COM PNEUS INSERVÍVEIS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/782

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