EDUCAÇÃO, SABER E EMANCIPAÇÃO HUMANA:

UMA EPISTEMOLOGIZAÇÃO POSSÍVEL

Autores/as

  • José Carlos Gomes de Campos Universidade Norte do Paraná
  • Adeilton Dias Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Direito Humano, Educação, Emancipação, Saber-Poder

Resumen

A educação sempre foi tida como uma área promissora para qualquer nação. Ferramenta na promoção da emancipação humana e na quebra das inúmeras desigualdades sociais. O presente trabalho traz algumas reflexões epistemológicas a cerca da constituição dos sistemas educacionais, em especial no Brasil, e como esses sistemas corroboram com uma política eurocêntrica do saber, e, como esse saber produzem “verdades” através dos inúmeros discursos hegemônicos proferidos pelos os que detêm o saber-poder. Por fim, aponta-se a necessidade do exercício para uma (des) construção desses sistemas, a fim, de tornar a educação um verdadeiro direito humano, alicerçado na pluralidade e na diversidade cultural dos saberes.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Campos, J. C. G. de, & Alves, A. D. (2023). EDUCAÇÃO, SABER E EMANCIPAÇÃO HUMANA:: UMA EPISTEMOLOGIZAÇÃO POSSÍVEL . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/755