UMA ANÁLISE CONTÊMPORÂNEA DA PROTOGAEA DE LEIBNIZ SOBRE AS ÀGUAS NA FORMAÇÃO DA TERRA

Autores/as

  • Lorena Souza E Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Raquel Anna Sapunaru Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palabras clave:

Leibniz, Protogaea, Ensino, Formação da Terra

Resumen

O pensamento filosófico teve início objetivando explicar fenômenos naturais por meio da razão e da observação. Os filósofos pré-socráticos acreditavam que, por meio da natureza, poderiam entender melhor questões como a origem da vida e atribuir significados a esta. Antes da filosofia, questões como morte, vida e estações do ano eram relacionadas aos deuses e suas vontades. Assim, pode-se dizer que a elucidação de fatos e acontecimentos por meio da razão deu início à filosofia. No presente trabalho, foi feita uma analogia entre as visões e explicações de filósofos pré-socráticos e um físico contemporâneo sobre um mesmo questionamento: como surgiu a água existente no planeta Terra e para onde foi essa grande massa com o passar dos anos e o surgimento da vida no planeta. Essa questão é tratada na Protogaea de Leibniz, foco principal do presente trabalho. Verificou-se a importância da geografia natural de Leibniz para fins educacionais, no caso, o ensino da História da geologia e da engenharia geológica. Para realizá-lo, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica indireta.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Silva, L. S. E., & Sapunaru, R. A. (2023). UMA ANÁLISE CONTÊMPORÂNEA DA PROTOGAEA DE LEIBNIZ SOBRE AS ÀGUAS NA FORMAÇÃO DA TERRA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/612