INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS E A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO E PRECONCEITO

Autores/as

  • Maísa dos Santos Jacinto Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Sandra Sofia de Figueiredo Coelho Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rinara Lopes Negreiros Kokudai Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Escravidão africana, Cultura afro, Lei 10.639/2003

Resumen

Sabendo que a cultura brasileira está permeada por elementos da cultura afro inseridos no país desde o início da colonização e que a herança africana é visivelmente rica e presente na vida do povo brasileiro certifica-se, então, da importância de discutir essa temática. Durante muito tempo a inserção da cultura Afro brasileira sofreu e ainda sofre preconceitos, então, foi criada a lei 10.639/2003 com a intenção de reforçar a cultura Afro-brasileira e criar mecanismos para abolir os preconceitos até então visíveis quanto ao afrodescendente. Essa pesquisa visa mostrar a importância da inserção da cultura Afro-brasileira nas escolas, os motivos que impulsionaram a criação da Lei 10.639/2003 e sua contribuição no contexto escolar. A metodologia usada na construção desse artigo foi uma revisão de literatura estudando legislações que versam sobre o tema e autores como KOSHIBA, PILETTI, CARDOSO, entre outros.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Jacinto, M. dos S., Negreiros, R. L., Coelho, S. S. de F., & Kokudai, R. L. N. (2023). INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS E A DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO E PRECONCEITO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/557

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>