A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO CURSO DE ENGENHARIA CÍVIL - DESEMPENHO DOS ALUNOS ASSISTIDOS POR PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS E DIVERSIFICADAS
Palabras clave:
Prática Pedagógica, Formação de Professores, Ensino de QuímicaResumen
A presente pesquisa buscou identificar como a prática pedagógica do professor para o Ensino de Química, no Curso de Engenharia Civil, interfere na aprendizagem dos alunos, e, em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. O público alvo foram os professores para o ensino de química e alunos de umperíodo do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. A pesquisa se justifica dada a importância que exerce a prática pedagógica do professorno desempenho dos alunos na disciplina Química partindo de experiências compartilhadas e assistidas. O professor como figura central do processo ensino-aprendizagem precisa diversificar sua prática pedagógica como forma de tornar o ensino de química mais atraente, pois, ensinar não significa apenas repassar bem os conteúdos, mas levar o aluno a pensar, a criticar e preparálo para se tornar um cidadão ativo na sociedade, apto a questionar, debater e romper paradigma. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica qualitativa e quantitativa na modalidade de estudo comparativopor amostragem probabilística por conglomerado entre os alunos de uma turma do curso de engenharia civil e de artigos, sites, livros de renomados estudiosos do tema como BARROS & SILVA (1993); SCHNETZLER (2004); MASETTO (2010); MALDANER (2003); SANTOS (2011); SACRISTÁN (1998); dentre outros. A qualificação constante dos docentes em congressos, seminários e mesas redonda tem melhorado a atuação dos mesmos qualificando-os e aprimorando-os no desempenho em termos de conteúdo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.