EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM PEREIRA DA COSTA – GURUPI – TO
Palabras clave:
interdisciplinaridade, meio ambiente, preservaçãoResumen
A educação ambiental tem um papel importante no processo de conscientização do ser humano em relação ao uso e manutenção dos recursos naturais, sendo a escola um espaço ideal para o desenvolvimento de ações junto aos alunos que possam contribuir positivamente para a formação dessas novas gerações. O objetivo do presente estudo foi analisar a visão e participação dos professores e alunos relacionados as atividades voltadas para a educação ambiental, analisando se essas estão surtindo efeitos positivos junto à comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, localizada no município de Gurupi – TO. Os professores relataram terem dificuldades para trabalhar temas relacionados a educação ambiental devido ao extenso currículo escolar e a falta de recursos financeiros. Em relação aos alunos, esses demostraram ter uma visão positiva em relação a forma com que os professores trabalham em sala a educação ambiental. A participação dos alunos nas atividades escolares concentrou-se entre palestras e seminários realizados ao longo do ano na escola em datas específicas. Em relação aos monitores ambientais, os resultados foram considerados positivos, uma vez que os alunos envolvidos como multiplicadores das atividades ambientais desenvolvidas mostraram-se conscientes e com potenciais traços de consciência ambiental em relação aos testes aos quais foram submetidos. Diante dos resultados obtidos, tanto os professores quanto os alunos possuem visão positiva em relação as atividades voltadas para a educação ambiental desenvolvidas na escola, mas ressaltando a participação de ambos nas atividades desenvolvidas precisam ser melhoradas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.