O JOGO COOPERATIVO COMO ESTRATEGIA DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palabras clave:
Jogos cooperativos, Inclusão Escolar, Educação Física EscolarResumen
A presente investigação trata-se de uma reflexão sobre os jogos cooperativos como estratégia de inclusão do aluno deficiente nas aulas de educação física. Ao tomar como objeto os processos relacionados aos jogos cooperativos e inclusão escolar objetiva-se contextualizar as contribuições e as possibilidades de trabalho pedagógico dos jogos cooperativos para a inclusão do aluno deficiente nas aulas de Educação Física da rede pública de ensino. Em termos metodológicos traduz-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza básica, exploratória. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e documental, sendo as buscas nas bases de dados (scielo, acadêmico, dentre outras) sustentadas nos termos: jogos cooperativos, inclusão escolar e educação física escolar. Ao serem trabalhados em sintonia com as dimensões histórico-sociais dos sujeitos, dialogando com princípios de cooperação, participação e respeito às diferenças os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade para a inclusão do aluno deficiente na rede regular de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.