INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO REGULAR NO BRASIL

Autores/as

  • Josiane Barbosa da Silva Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Marilda de Souza Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
  • Geovana Maria dos Santos Gomes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Palabras clave:

Deficiência Auditiva, Ensino Regular, Educação Inclusiva

Resumen

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da educação dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Regular no Brasil, suas realizações e dificuldades. Partirá do conceito de surdez e um breve levantamento histórico da deficiência ao longo dos tempos, acompanhando a tentativa de adaptação da mesma na escola regular a partir da educação inclusiva prevista na lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases Nacional de Educação. A pesquisa se justifica por considerar importante a educação inclusiva de alunos com deficiência auditiva já que não podem compreender o mundo com a mesma ótica do aluno ouvinte, necessitando assim que o ensino adapte à sua realidade. O objetivo é compreender a realidade da prática inclusiva do aluno com deficiência auditiva no ensino regular e à luz da legislação vigente averiguar se há discrepância com a realidade. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como PACHECO (2007); MIRANDA (2008); CICCONE (1990); GOLDFELD (2002), MANTOAN (1990); SASSAKI (1990); dentre outros. Considerou-se pesquisa qualitativa, pois, não se utilizou de dados estatísticos, pesos, medidas que geram quantidade. Quanto aos fins, considera-se explicativa. Se existe o amparo legal da educação inclusiva que busca reafirmar o direito à igualdade e à educação previstos na CF/88, também deve existir subsídios para que essa prática seja eficiente. A realidade deve estar coerente com a equidade prevista na legislação.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Silva, J. B. da, Lima, M. de S., & Gomes, G. M. dos S. (2023). INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO REGULAR NO BRASIL . Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/480

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>