IMPLICAÇÕES DA DEPRESSÃO NO RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA

Autores/as

  • Tayrine de Barros Nogueira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni FUPACTO
  • Geovana Maria dos Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni FUPACTO
  • Grazzieni Clemente Fonseca .

Palabras clave:

Depressão infantil, Criança, Professor, Escola, Rendimento escolar

Resumen

A depressão na infância pode apresentar interferências diretas na vida escolar da criança, prejudicando, além de seu convívio social, seu rendimento escolar. O campo de estudos da depressão infantil tem se expandido, surgindo recentemente, o interesse por parte de pesquisadores, por ser um adoecimento psíquico que influencia de forma significativa, as relações interpessoais da criança e também o seu desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, a presente pesquisa apresenta o seguinte problema: Quais são as interferências na vida escolar de uma criança que se encontra em um quadro depressivo? Objetivando a apresentação dessas interferências na vida escolar da criança. Quanto aos procedimentos técnicos, adotou-se a revisão de literatura, sendo qualitativa em relação ao problema, e descritiva quanto ao que se pretende concluir com a pesquisa, tendo como base os estudos de autores como, Aaron Beck e Alford (2011), Cruvinel & Boruchovitch (2003), Friedberg e MacClure (2004), Calderado & Carvalho (2005), entre outros. Considerou-se por fim, que o ambiente escolar pode ser um local propício para a manifestação dos sintomas da depressão infantil, pois é o local onde o indivíduo está constantemente em contato social, havendo um declínio na aprendizagem que afeta a concentração e atenção da criança. Quando deprimido, o aluno tem suas funções cognitivas alteradas, interferindo assim no desempenho escolar.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Nogueira, T. de B., Santos, G. M. dos, & Fonseca, G. C. (2023). IMPLICAÇÕES DA DEPRESSÃO NO RENDIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/458

Artículos más leídos del mismo autor/a