A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Gabriela Duarte Souza .
  • Marilda de Souza Lima .
  • Rivani Lopes Negreiros .

Palabras clave:

Brincadeiras Tradicionais, Aprendizagem, Educação Infantil

Resumen

Brincadeira tradicional é uma temática que tem conquistado espaço nas escolas, principalmente no que se refere à educação infantil. As brincadeiras tradicionais estão contidas no folclore e na cultura brasileira. A utilização dessa ferramenta permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do uso das brincadeiras tradicionais para a aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi uma análise literária de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como, OLIVEIRA (2007), KISHIMOTO (2003), FONTANA (1997), VYGOTSKY (1984), WALLON (1975), FANTIN (2000) e uso de documentos públicos como RCNs (1998), LDB (1998), dentre outros. O estudo permitiu compreender que é possível, por meio das brincadeiras e jogos infantis uma aprendizagem significativa e que influencia positivamente no desenvolvimento integral das crianças, sendo capaz de solucionar problemas tanto na esfera social quanto cognitiva. Assim compreende-se que o professor deve refletir sobre o resgate e o uso das brincadeiras tradicionais no contexto escolar e apropriar deste instrumento em seu papel pedagógico.

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Souza, G. D., Lima, M. de S., & Negreiros, R. L. (2023). A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 2(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/425

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