O ENSINO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE LINHARES – ES

Autores/as

  • Caroline de Oliveira do Nascimento Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI
  • Amanda dos Santos Farias Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Thalita Nunes Ruy Seibert Faculdade de Ensino Superior de Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4107

Palabras clave:

Ensino; Libras; Estudantes

Resumen

A proposta do ensino de Libras aos ouvintes abre oportunidades para uma sociedade linguística diversificada e inclusiva. Deste modo, a presente pesquisa definiu como objetivo identificar os impactos do ensino de Libras para estudantes ouvintes e com deficiência auditiva no contexto do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida por meio da observação sistematizada das aulas do projeto institucional “Libras em Ação – Introdução ao Ensino de Libras”, desenvolvido em uma escola pública localizada na periferia da cidade de Linhares-ES. Adotando um caráter qualitativo, os objetivos se concentraram nos métodos adotados pelos docentes e nos efeitos da interação social entre os estudantes, tendo como parâmetros os temas das aulas, os recursos utilizados, as atividades aplicadas, bem como a postura das professoras, dos estudantes ouvintes e do discente com deficiência auditiva. Esses elementos constituíram a base para a análise e discussão dos dados. Os resultados obtidos indicam a relevância da educação formal como um instrumento de garantir a inclusão de surdos e deficientes auditivos na sociedade, assim como, reforça a necessidade de práticas e projetos pedagógicos que considerem a Libras como um direito linguístico e uma ferramenta de mediação para a participação plena na vida escolar e social.

Citas

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 [...]. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 26 out. 2024.

__________. Evento no MEC celebrará 22 anos da Lei de Libras. Ministério da Educação: Portal Gov.br, 05 abr. 2024. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/evento-no-mec-celebrara-22-anos-da-lei-de-libras>. Acesso em: 17 nov. 2024.

__________. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências [...]. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm#:~:text=Entende%2Dse%20como%20L%C3%ADngua%20Brasileira,de%20pessoas%20surdas%20do%20Brasil.>. Acesso em: 26 out. 2024.

__________. Lei nº 14.704, de 25 de outubro de 2023. Altera a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, para dispor sobre o exercício profissional e as condições de trabalho do profissional tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Brasília, DF, 2023. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14704.htm>. Acesso em: 04 dez. 2024.

__________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-linguagens>. Acesso em: 13 maio 2025.

__________. Ministério da Educação. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. 4. ed. Elaboração: Daisy Maria Collet de Araujo Lima; Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal [et al.]. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p. il.

COSTA, Edivaldo da Silva; BARBOSA, Mônica de Gois Silva. História e educação de surdos. Sergipe: CESAD/UFS, 2021.

DANNA, M. F.; MATOS, M. A. Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, 2006.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

__________. Metodologia de Ensino em Libras como L2. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

__________. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender libras. São Paulo: Parábola, 2012. 187 p.

GIANOTTO, A. O.; MARQUES, H. R. Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para falantes da Língua Portuguesa. Multitemas, Campo Grande, MS, n. 46, p. 125-137, jul./dez. 2014.

GIL, ANTONIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2002. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bM_MhU5SUWsC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 27 mar. 2025.

IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -. Pesquisa nacional de saúde: 2019: ciclos de vida : Brasil. Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro : IBGE, 2021. 139p. ISBN 978-65-87201-76-4.

PEREIRA, Simone Rodrigues. Os Processos de Alfabetização e Letramento em Libras: um Percurso Semiótico. Bebedouro: Fafibe - São Paulo, 2009. 53 p.

SCHMITT, Deonisio; BECHE, Rose Clér Estivalete; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira (org.). Língua brasileira de sinais: caderno pedagógico. Designer instrucional: Daniela Viviani. 1. ed. Florianópolis: DIOESC; UDESC/CEAD, 2013. 108 p.: il.; 28 cm. (Cadernos pedagógicos).

SILVA, Alekcia Pereira dos Anjos; ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes. Contribuições de Vigotski para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Artefactum – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, v. 23, n. 1, 2024.

SOUZA, Valquiria Conceição; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde em adultos e idosos usuários de um serviço de audiologia. Rev. CEFAC. 2021.

STREIECHEN, Eliziane Manosso. Libras aprender está em suas mãos. Curitiba: editora CRV, 2013. 146 p.

Publicado

2025-06-13

Cómo citar

de Oliveira do Nascimento, C., dos Santos Farias, A. ., & Nunes Ruy Seibert, T. (2025). O ENSINO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE LINHARES – ES. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 11(1), 1–26. https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4107

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.