O ENSINO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE LINHARES – ES
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4107Palabras clave:
Ensino; Libras; EstudantesResumen
A proposta do ensino de Libras aos ouvintes abre oportunidades para uma sociedade linguística diversificada e inclusiva. Deste modo, a presente pesquisa definiu como objetivo identificar os impactos do ensino de Libras para estudantes ouvintes e com deficiência auditiva no contexto do Ensino Fundamental. A investigação foi conduzida por meio da observação sistematizada das aulas do projeto institucional “Libras em Ação – Introdução ao Ensino de Libras”, desenvolvido em uma escola pública localizada na periferia da cidade de Linhares-ES. Adotando um caráter qualitativo, os objetivos se concentraram nos métodos adotados pelos docentes e nos efeitos da interação social entre os estudantes, tendo como parâmetros os temas das aulas, os recursos utilizados, as atividades aplicadas, bem como a postura das professoras, dos estudantes ouvintes e do discente com deficiência auditiva. Esses elementos constituíram a base para a análise e discussão dos dados. Os resultados obtidos indicam a relevância da educação formal como um instrumento de garantir a inclusão de surdos e deficientes auditivos na sociedade, assim como, reforça a necessidade de práticas e projetos pedagógicos que considerem a Libras como um direito linguístico e uma ferramenta de mediação para a participação plena na vida escolar e social.
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