A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.4017Palabras clave:
Aulas Práticas de Ciências; Ensino Fundamental; Transtorno do Espectro Autista.Resumen
Este artigo tem como objetivo investigar a importância das aulas práticas de Ciências no Ensino
Fundamental para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma das práticas mais
eficazes de ensinar ciências a alunos autistas é a utilização de métodos visuais e concretos. Estes
métodos podem incluir imagens, gráficos, vídeos, jogos e outras formas de contar histórias para explicar os conceitos. Dessa forma, verifica-se a importância da inclusão de alunos autistas no
ensino regular, tornando-os participativos e inclusos durante as atividades escolares com a
utilização de materiais alternativos e as metodologias diferenciadas usadas pelos professores que
contribuem no processo de ensino aprendizagem e com as habilidades cognitivas. A realização
desta pesquisa bibliográfica teve como foco artigos científicos na plataforma do Google
acadêmico, utilizando-se as seguintes palavras-chave: ensino de ciências; TEA; ensino
fundamental, destacando as aulas práticas de ciências, incluindo educandos com TEA do Ensino
Fundamental. Observa-se que a utilização dos recursos didáticos durante as aulas práticas de
ciências pode trazer benefícios aos alunos autistas, despertando o interesse deles durante o
processo de ensino aprendizagem. Portanto, acredita-se que esta investigação trouxe diferentes
opções de adequações possíveis de serem realizadas em sala de aula cabendo ao professor
compreender as necessidades e preferências do seu alunado e pensar em como adequar o
conteúdo a ser ministrado de modo a impulsionar a participação do mesmo no momento de
aprendizagem e reflexão em sala de aula.
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