EDUCAÇÃO DIGITAL E INCLUSIVA: IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3966Palabras clave:
Acessibilidade. Educação. Inclusão digital. Educação inclusiva. Inclusão na EaD.Resumen
As tecnologias digitais transformam a realidade cotidiana e se tornam cada vez mais presentes na sociedade. Nesse contexto, utilizando o processo de revisão de literatura, o presente trabalho busca analisar o impacto das tecnologias digitais na educação, com ênfase nas questões de acessibilidade e uso de ferramentas digitais, sobretudo nos ambientes da educação à distância. Na perspectiva de que a aprendizagem ocorre em uma relação de mediação entre professores e estudantes, tendo por base a cultura e as experiências próprias de cada sujeito, considera-se como as tecnologias digitais contribuem para a construção do conhecimento e propiciam a inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - PNEE. Embasada na perspectiva socio interacionista proposta por Vygotsky, a análise abrange o levantamento de tecnologias educacionais para acessibilidade, a preparação de professores e estudantes, e propõe práticas para tornar os ambientes digitais mais acessíveis e acolhedores para todos.
Palavras-chave: Acessibilidade. Educação. Inclusão digital. Educação inclusiva. Inclusão na EaD.
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