CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA ATIVA LABORATÓRIO ROTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Ana Carina Cunha Costa Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Ronaldo Campelo da Costa Instituto Federal do Piauí
  • Guilherme Luiz de Oliveira Neto Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3721

Palabras clave:

Metodologias Ativas; Matemática; Laboratório Rotacional; Ensino-Aprendizagem.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso da metodologia ativa Laboratório Rotacional e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática de estudantes da educação básica de uma escola pública do estado de Pernambuco. Tendo em vista que a aprendizagem matemática ainda enfrenta grandes desafios, como a desmotivação e o tradicionalismo nas aulas que não permitem que o aluno vivencie na prática os conceitos colocados pelo professor, buscamos identificar se é possível aprender matemática de forma autônoma, experimentada, argumentativa e colaborativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual de Pernambuco, que tem como objetivo geral, identificar as contribuições do uso da metodologia ativa Laboratório Rotacional no ensino e aprendizagem de matemática de estudantes do ensino médio, considerando o desenvolvimento dos alunos quanto às atividades e autoavaliação deles. Os resultados mostraram que o Laboratório Rotacional proporciona a autoaprendizagem e promove maior participação e socialização dos estudantes nas aulas, sendo assim de grande importância que professores de matemática busquem diversificar suas aulas com a implementação dessa metodologia ativa e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.

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Publicado

2025-04-15

Cómo citar

Costa, A. C. C. ., Ronaldo Campelo da Costa, & Guilherme Luiz de Oliveira Neto. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA ATIVA LABORATÓRIO ROTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 7(1), 1–14. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3721

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