PERFIL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO DEMANDADO PELO MERCADO DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.3720Palabras clave:
Engenharia Agronômica, Inserção Profissional, Soft skills, Hard skillsResumen
O ensino superior desempenha um papel fundamental na promoção de uma transição sustentável e na transformação da sociedade. Um dos principais desafios a serem enfrentados pelas universidades, é o de formar profissionais com um perfil sintonizado com as demandas sociais. Em meio a esse dilema, esbarra-se na necessidade de reformular a estrutura da formação do profissional, no sentido de avançar para solidificação do conhecimento teórico prático em visão sistêmica e comprometida. De maneira geral, a empregabilidade baseia-se na capacidade de movimentação e ao conhecimento sobre as demandas do mercado. Quanto mais adaptado o profissional, maior sua empregabilidade. Essa demanda por qualificação reflete a necessidade de adaptação às novas exigências e dinâmicas do setor, ressaltando a importância de uma formação sólida e atualizada. Este estudo analisou as exigências do mercado de trabalho, identificando lacunas e oportunidades de aprimoramento na formação acadêmica, visando aumentar a adequação às demandas do setor. A metodologia proposta utilizou a técnica de survey, por meio da aplicação de formulários às empresas demandantes por profissionais da área. A pesquisa constatou que, há uma lacuna significativa entre a formação acadêmica e as exigências profissionais, atualmente as empresas dão grande significância a habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, pois indivíduos com tais características são mais flexíveis e adaptáveis a diferentes ambientes. Comprovou-se ainda a necessidade de uma constante adaptação da formação em Agronomia às demandas do mercado de trabalho. As instituições de ensino superior, como o IFTO, têm um papel fundamental nesse processo, buscando oferecer aos seus alunos uma formação sólida e completa, que os prepare para os desafios do mundo profissional.
Citas
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 – Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: mar. 2025.
BOUCINHA, D. et al. Preditores da empregabilidade individual de profissionais em transição de carreira. Revista Psicologia, 2020. vol. 34 (2), p. 179-190. DOI: 10.17575/psicologia.v34i2.1614. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1614/1010 . Acesso em: mar. 2025.
CAIXETA, C. P. A importância da Agronomia no desenvolvimento econômico do país. Scientia Generalis, v. 2, n.1, p. 115–115. 2022. Disponível em: http://www.scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/300 . Acesso em: mar. 2025.
COMISSÃO TÉCNICA DE ZOOTECNIA E ENSINO. Panorama dos Cursos de Graduação em Zootecnia do Estado de São Paulo 2024. Organização e autoria por Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, com colaboração de Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2024.
EMARCO, F. L. A percepção dos egressos do curso de Agronomia da UFFS (campus Erechim) formados nas primeiras cinco turmas em relação à sua formação acadêmica e ao mercado de trabalho. Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Federal da 58 Fronteira Sul, Curso de Bacharelado em Agronomia, Erechim, RS, 2022. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/6309/1/DEMARCO.pdf . Acesso em: Mar. 2025.
EMPRESAQUI. Meu empresaqui. 2023. Disponível em: https://www.empresaqui.com.br/acesso/login. Acesso em: mar. 2025.
IFTO. Apresentação. 2021. Disponível em: https://portal.ifto.edu.br/ifto . Acesso em: mar. 2025.
IFTO. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2020-2024 (1ª Atualização). 2024. Disponível em: https://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos aprovados/planos/pdi/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi-2020-2024-ifto.pdf/view. Acesso em: mar. 2025.
IFTO. Plano pedagógico de curso de Bacharela em Agronomia. Palmas. 2023. Disponível em: https://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/ppc/campus 59 palmas/bacharelado-em-engenharia-agronomica/ppc-de-bacharelado-em-agronomia-campus palmas-ifto.pdf/view. Acesso em: mar. 2025.
LINKEDIN. Estas são as habilidades mais buscadas pelas empresas atualmente. 2023. Disponível em: https://www.linkedin.com/news/story/estas-s%C3%A3o-as-habilidades-mais buscadas-pelas-empresas-atualmente-6484650/. Acesso em: jan. 2025.
MACHADO. F. Importância da 1ª Experiência para Profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Linkedln. Disponível em: . Acesso em: mar. 2025.
MORAES, B. G. V. de, & TERNERO, E. M. (2024). Empregabilidade & Soft skills: Percepção dos formandos em UNIFUNEC. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 14(14). Acesso em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/6197 .
ROSELLA, M. H. et. al. O ensino superior no Brasil e o ensino da contabilidade. PE LEIAS, I. R. (Org.). Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.
SILVA, A. L. E. da. O mercado de trabalho para homens e mulheres na Agronomia: estudo de caso com egressos da UTFPR-DV. 2022. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Bacharelado em Agronomia, Dois Vizinhos, PR.
SILVA, A. J. da., et al. Método de pesquisa survey – estudo do método e aplicações na engenharia de produção. XIV Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza. São Paulo. 2019. ISSN: 2175-1897. Disponivel em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/558/1a7dfcbbe6bb867c4794c09869c5df81.pdf . Acesso em: set. 2024.
SIMONETTI, A. P. M. M.; HERDT, E. S.; SIMONETTI, A. C. M. A importância do Engenheiro Agrônomo para a sociedade. Semana Acadêmica de Agronomia - SEAGRO FAG 16, 2023. Cascavel - PR. Anais. Disponível em: https://www.fag.edu.br/upload/revista/seagro/64dd1795a9fcd.pdf.
SORENSEN, L. B. et al. Whatskills do agricultural professionals need in the transition towards a sustainable agriculture? A qualitative literature review. Sustainability, v. 13, n. 24, p.13556, 2021.
TORRES, V. P. .; CAZANE, A. L.; DERÓBIO , R. S.; OLIVERA DA CRUZ, L. A. A PROEMINÊNCIA DAS COOPERATIVAS PARA O AVANÇO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL . Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 2, n. 1, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v2i1.2129
WENDEL PATENTE CAMPOS; NAYLA GONÇALVES DA SILVA ARAÚJO; VIVIANE AMARAL TOLEDO COELHO; EDNARDO DE SOUZA NASCIMENTO; ANNA LETHICIA DE OLIVEIRA MACHADO. CLONAZEPAM E OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023
SANTOS, G. G. dos; IVANA SANDRA RODRIGUES DE; TREGA, K. R. de O.; SALOMÃO, P. E. A. OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO:: A importância da prescrição farmacêutica. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023
CABRAL, P. E.; PALCICH, S. da P. P.; PIRES, B. B.; BENÍCIO, S. D. da C. A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 2, n. 1, 2023. Disponível em: http://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1223
BARROS, R. E.; PIRES, F. M.; ARANTES, A. P. F.; TOLEDO, L. A. P. de; BARBOSA, L. V.; TOLEDO, R. C. D. de. ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 3, n. 1, 2023
SOUZA, M. B.; ORTIZ, H. C. A estrutura básica para o ensino superior de contabilidade. PELEIAS, Ivam Ricardo (org.). Didática do Ensino da Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.
TRAVASSOS, V. D. C. A importância das soft skills nas competências profissionais. 2019. Tese de Doutorado.
UNIVERDADE FEDERAL SANTA CATARINA, UFSC. Soft skills: necessidade de mercado. 2018. Disponível em: https://via.ufsc.br/soft-skills-necessidade-de-mercado/ . Acesso em: jan. 2025.
VILELA, G. B.; REZENDE, H. A.; DE PAULA, E. M. N. Caracterização dos cursos de graduação em Agronomia e engenharia agronômica no estado de Goiás. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), v. 5, n. 1, p. 73-88, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.