A INSERÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Diana Ornelas Guimarães Faculdade Presidente Antonio Carlos de Teófilo Otoni
  • Rivani Lopes Negreiros Faculdade Presidente Antônio Carlos – Teófilo Otoni

Palabras clave:

Cultura brasileira, Lei 10.639/03, Diversidade

Resumen

Considerando a lei 10.639/03 que tem como finalidade a obrigatoriedade da inserção do ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana no currículo de Educação Básica, com o objetivo do reconhecimento e a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de igualdade e valorização das raízes africanas da nação brasileira torna-se fundamental ampliar a discussão sobre o tema. Este trabalho tem como objetivo analisar e debater sobre o tema desigualdades raciais no trato com a educação e o reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental. A metodologia usada foi uma revisão de literatura, utilizando documentos públicos, constituição federal brasileira, lei 10.639/03, lei 11.645/08 sites e livros de autores como Fonseca (2004), Santana (2004) e Munanga (2004).

Publicado

2023-07-25

Cómo citar

Guimarães, D. O., & Negreiros, R. L. (2023). A INSERÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1). Recuperado a partir de https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/372