NÚMEROS RACIONAIS NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i3.3540Palabras clave:
Significados das Frações. Currículo. Educação Matemática.Resumen
Esta pesquisa qualitativa e documental tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino e o currículo dos números racionais em sua representação fracionária nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo investiga os diversos significados das frações (parte-todo, quociente, operador, razão, número e medida), fundamentando-se em autores como Battisti e Schwade (2023), Brasil (1998; 2010; 2018), Caraça (1986), Centurión (1995), Nunes et al. (2003; 2005) e Smole e Diniz (2016). A pesquisa conclui que a BNCC oferece diretrizes que articulam teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento de habilidades matemáticas que atendem às demandas do cotidiano.
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