GESTÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACK CONTÍNUO: DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL AO MODELO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO

Autores/as

  • Pedro Emílio Amador Salomão Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Daniele Guimaraes de Castro Nery Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Daniel de Matos Rodrigues Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Geise Cardoso de Matos Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Joyce Amely Rodrigues Marquez Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Marcelo Henrique Xavier de Souza Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Márcia Keli Carvalho Ferreira Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Marlise Almeida da Silveira Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Nicholas Sander Souto Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Priscila Garcia Marques Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Rinaldo Conceição Paiva Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Tarciana Oliveira da Silva Aroeira Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil
  • Daniel de Azevedo Teixeira Instituto Educacional AlfaUnipac, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i2.3518

Palabras clave:

rh

Resumen

Este artigo de revisão bibliográfica analisa a transição das avaliações de desempenho tradicionais para modelos de gestão contínua, enfatizando a importância do feedback frequente e de planos de desenvolvimento individualizados. Exploram-se diferentes modelos de avaliação, como a avaliação 360 graus, autoavaliação e avaliação por competências, além de discutir a implementação de OKRs e KPIs, e a relevância do reconhecimento e recompensa no ambiente corporativo.

Citas

ALBUQUERQUE, L. G. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Atlas, 2019.

ARAÚJO, L.; GARCIA, A. Gestão de desempenho: Avaliação, feedback e desenvolvimento de talentos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2020.

AMADOR SALOMÃO, P. E. .; TEIXEIRA OLIVEIRA SANTOS, A. . EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.3481. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/3481. Acesso em: 31 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2021.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GIL, A. C. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

SOUZA, R. A.; MELO, A. M. Feedback Contínuo e Gestão de Pessoas: Criando um ambiente de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2020.

SPECTOR, P. E. Psicologia no Trabalho e nas Organizações. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2020.

ULRICH, D. Recursos Humanos Estratégicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

Publicado

2025-02-04

Cómo citar

Salomão, P. E. A. ., Nery, D. G. de C. ., Rodrigues, D. de M. ., de Matos, G. C. ., Marquez, J. A. R. ., de Souza, M. H. X. ., Ferreira, M. K. C. ., da Silveira, M. A. ., Souto, N. S., Marques , P. G. ., Paiva, R. C. ., Aroeira, T. O. da S. ., & Teixeira, D. de A. . (2025). GESTÃO DE DESEMPENHO E FEEDBACK CONTÍNUO: DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL AO MODELO DE DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(2), 1–10. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i2.3518

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >>