EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Cidimar Andreatta Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Bruno Paula da Silva Ferraz Prefeitura Municipal de Colatina

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3407

Palabras clave:

Educação Especial. Educação Física Escolar. Educação Básica.

Resumen

O presente artigo científico é uma pesquisa de revisão bibliográfica e de campo de cunho descritivo que busca discutir as conexões e aproximações entre a Educação Física Escolar e a Educação Especial na Educação Básica. A Educação Especial é uma modalidade de ensino da Educação Básica que se articula com todas as etapas de ensino da Educação Básica, ou seja, com a Educaçao Infantil, com o Ensino Fundamental e com o Ensino Médio. A Educação Física sendo um componente curricular obrigatório que pertence a área de conhecimento de Linguagens está integrada em todas as estapas e modalidades de ensino da Educação Básica. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários direcionados a 21 professores de Educação Física que atuam na Educação Básica em escolas públicas da rede municipal de ensino de Colatina, estado do Espírito Santo. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é discutir possibilidades de trabalho com o componente curricular de Educação Física aliado à Educação Especial. As contribuições deste componente curricular para a Educação Especial, na Educação Básica, estarão em constante discussão nesta pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstram possibilidades de articulação entre a Educação Física e a Educação Especial, porém ainda falta formação apropriada docente para trabalhar com as crianças com deficiência, assim como a carência de materiais pedagógicos apropriados e/ou apoio familiar e estruturas físicas acessíveis

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Publicado

2025-01-15

Cómo citar

Andreatta, C., & Paula da Silva Ferraz, B. (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3407